A presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Rosa Weber, recebeu na tarde desta terça-feira (21), no Centro Cultural do Juruá, em Cruzeiro do Sul, o colar do Mérito Judiciário do Acre, no grau Grã Cruz.
O desembargador Luís Camolez, presidente em exercício do Tribunal de Justiça, deu abertura a cerimônia e destacou a trajetória da homenageada e seu compromisso para com a Constituição Brasileira.
“São 47 anos dedicados à Justiça. A ministra Rosa Weber é exemplo notável de dedicação na carreira jurídica com trajetória marcada pela ética e respeito à Constituição”, destacou.
A ministra está desde de segunda-feira (20) percorrendo terras indígenas da Amazônia, ela conheceu o Rio Juruá, ouviu o Hino Acreano e se mostrou emocionada com a realidade deste lado do Brasil.
Weber destacou o fato de o Governo estadual estar sendo exercido interinamente pela desembargadora Regina Ferrari. “Uma honra neste mês da mulher, estarmos duas mulheres à frente de espaços de poder. Estes são dias de muitas emoções. Hoje na Aldeia Paraná recebi o nome de Paje Ranirá Canamari. E hoje com 74 anos e recebendo essa homenagem, essa honraria aqui em Cruzeiro do Sul me lembro que desde pequena procurava a constelação do Cruzeiro do Sul no céu. Então essa homenagem vem direito ao meu coração, no fundo da minha alma e me sinto abençoada”, relatou ela.
Junto ao Colar do Mérito Judiciário, a ministra recebeu também uma caixa de marchetaria. Os objetos irão para o seu gabinete na presidência do Supremo. Segundo ela, o local foi reconstruído depois dos protestos violentos do dia 8 de janeiro. ” A reconstrução redobrou nossas forças e quase tudo foi recuperado em 3 semanas. O Espírito da instituição não foi abalada e segue firme e forte. Mas esta data tem que ser lembrado para que não se repita porque a Democracia inabalável é inabalada”, pontuou.
A desembargadora Regina Ferrari, presidente do Tribunal de Justiça do Acre e governadora em exercício, relembrou as buscas da ministra pela garantia de igualdade, liberdade e defesa do estado democrático de direito. “A vinda da ministra consolida a relação entre o Supremo, o Judiciário e executivo do Acre. Ela veio também acompanhar as ações do Programa Fazendo Justiça, que já está implementado aqui”, citou a desembargadora lembrando que “estes são tempos de mudança e reconstrução. Tempo de união”.

