As polícias Civil, Militar e Federal do Acre deflagraram em Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves e Guajará (AM), nesta quarta-feira (15), a Operação Ártemis, cumprindo pelo menos 25 ordens judiciais, dentre eles, seis mandados de prisões preventivas e 19 mandados de busca e apreensão.
Os acusados são investigados pelos crimes de tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e organização criminosa no Vale do Juruá. As penas para os delitos citados podem chegar a maus de trinta anos de reclusão.
De acordo com as forças de segurança, o objetivo de tal operação é elucidar delitos que “trazem preocupação à sociedade e que merecem repreensão ininterrupta”. As ações conjuntas visam integrar as forças de segurança pública federal e estadual, a fim de intensificar o enfretamento e a desarticulação de organizações criminosas na região.
O nome da operação faz alusão a palavra grega Ártemis que pode ser traduzida como ‘manifestação luminosa’ ou ‘ luz leve’, simbolizando a elucidação dos delitos que preocupam a sociedade e merecem repreensão ininterrupta por parte das forças de segurança.


