
O Hemonúcleo de Cruzeiro do Sul convoca a população do município e das regiões próximas a doar sangue, principalmente aos doadores universais, O-, pois essa tipagem sanguínea possibilita a doação para as demais.
O estoque de bolsas de sangue encontra-se em baixa quantidade, sendo difícil manter o armazenamento de tipagem negativa abastecido. Mediante à situação crítica, o Hemonúcleo faz apelo nas redes sociais e em outros veículos de comunicação.
De acordo com a assistente social Jamaira Freitas, o Hemonúcleo atende todas as pessoas do Juruá e, com a realização das cirurgias eletivas, a demanda tem sido bastante elevada.
Diante esse cenário, toda a população é afetada, visto que em casos de acidentes ou necessidades maiores, a ausência do tipo sanguíneo adequado traz risco de morte ao paciente.
Dessa forma, todo indivíduo maior de 18 anos, que esteja pesando mais de 50 kg pode doar regularmente de três em três meses. Vale salientar que a frequência das doações beneficia o centro e toda a sociedade.