Close Menu
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
Últimas
  • Família apela por transferência de paciente que aguarda transplante cardíaco há 2 meses
  • Ator Bruno Gagliasso já tem data para vir ao Acre durante gravação de filme
  • Tierry é confirmado para show em Rio Branco na Festa do Trabalhador
  • Em Rio Branco, Ricco abre “caixa-preta” do transporte coletivo e acusa prefeitura de calote e omissão
  • Bebê de 11 dias é transferido em UTI aérea do Acre para cirurgia cardíaca urgente em São Paulo
  • Lula agradece ‘pica’ oferecida por premiê de Portugal, Luís Montenegro
  • VÍDEO: Corpo de jovem permanece em hospital com presença de urubus e revolta família no interior do Acre
  • Acre registra 19 mortes por doenças respiratórias em 2026; casos se concentram em crianças
  • Humorista Marquito inicia fisioterapia oral para voltar a falar e comer
  • Com saco na cabeça e mãos amarradas, homem é achado morto com bilhete
Facebook X (Twitter) Instagram
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
quarta-feira, abril 22
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
Home»Últimas Notícias

Médico acreano conta detalhes de tragédia em São Paulo: “Era só chegando gente ferida, gemendo”

Por Redação Juruá em Tempo.2 de março de 20233 Minutos de Leitura
Compartilhar
Facebook Twitter WhatsApp LinkedIn Email

O ex-funcionário do Banacre e do Banco do Brasil, Edilson Lima de Oliveira, um acreano que nasceu em Rio Branco há 57 anos, é testemunha ocular de uma das maiores tragédias naturais registradas no território de São Paulo, as fortes chuvas que atingiram o litoral norte daquele estado derretendo encosta de morros, soterrando centenas de moradias e vitimando até aqui 56 pessoas. Ele é médico plantonista do Hospital das Clínicas de São Sebastião, no centro de uma das áreas mais afetadas.

Edilson Lima é médico há 15 anos e trabalha há 7 anos no litoral norte de São Paulo, cinco dos quais no Hospital das Clínicas. Além de plantonista do HC, tem contrato com o programa “Mais Médico” cujo serviço é prestado em aldeias de índios tupis guaranis. Entrou no plantão na sexta-feira, 24, quando iniciaram as chuvas. Menos de 24h depois, começa a tragédia. “A maior que já vi na vida”, conta ainda consternado, ao AcreNews.

Segundo o médico acreano, que passou cinco dias de plantão ininterrupto, o drama começou quando uma colega dele de trabalho foi levada já sem vida para o hospital. Morreu ela, a filha, a mãe e o padrasto. “Não abalou apenas eu, mas todos os colegas”, conta.

Edilson relata que no ápice da tragédia, na medida que a chuva não parava e os morros desabavam, o caos ia aumentando dentro do hospital. “Iam chegando muitos feridos e o pior: na maioria dos casos, já tinha passado o tempo de fazer sutura nas feridas, que é de seis horas. Tínhamos que debridar o ferimento para poder fazer a sutura. Ou seja: fazer sangrar novamente o ferimento”, dá detalhes.

Naquilo que sobrou de tragédia, transbordou em solidariedade. Edilson conta que o povo se envolveu. A população inteira. “Veio ajuda de vários lugares de São Paulo e de fora”, elogia. Além de vidas, houve muita perda material. “Muita gente perdeu tudo”, diz.

Edilson conta que o maior apoio veio do Estado. “Nosso governador veio no local da trajedia e se comprometeu em ajudar todos os desabrigados”, conta o ex-bancario. Ele não sabe precisar números da tragédia e nem faz questão. O caos total deixou o acreano em outro patamar. “Aprendi muito diante de uma tragédia sem precedentes”, finaliza pelo telefone.

MORTOS

O número de mortos por causa das chuvas no litoral norte de São Paulo chegou a 65. Do total, 64 das vítimas foram localizadas no município de São Sebastião e uma em Ubatuba. Profissionais do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil e fuzileiros da Marinha seguem as buscas por desaparecidos.

Acre News

Por: redação.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Sobre

  • Diretora: Midiã de Sá Martins
  • Editor Chefe: Uilian Richard Silva Oliveira

Contato

  • [email protected]

Categorias

  • Polícia
© 2026 Jurua em Tempo. Designed by TupaHost.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc cancelar.