Close Menu
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
Últimas
  • Estado soma quase 150 registros de crianças e adolescentes desaparecidos ao longo de 2025
  • Gefron faz aprenção de mais de 30kg da “Super Maconha” na AC-90
  • Capital do Acre aparece fora do top 10 em ranking de acesso à saúde
  • Ação da PM em casa noturna termina com três detidos e uso de spray de pimenta
  • Homem é morto a tiros e facadas após casa ser invadida
  • Pela segunda vez em janeiro, Rio Juruá supera cota de segurança
  • Rio Acre continua avançando e chega a marca de 15,14 metros na capital acreana
  • Erosão em ponte da BR-364 leva DNIT a iniciar obras emergenciais; reparo deve ser finalizado até terça-feira
  • Homem é atropelado ao tentar atravessar avenida em Rio Branco; motorista foge do local
  • Processo seletivo da Educação no Acre: inscrições seguem abertas; veja como se inscrever
Facebook X (Twitter) Instagram
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
domingo, fevereiro 1
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
Home»Mais Notícias

Número de imigrantes volta a crescer na fronteira e casas de apoio estão lotadas

Por Redação Jurua em Tempo12 de março de 20232 Minutos de Leitura
Compartilhar
Facebook Twitter WhatsApp LinkedIn Email


A crise política que se arrasta há meses no Peru fez com que o fluxo de imigrantes voltasse a crescer nas cidades acreanas que fazem fronteira com Peru e Bolívia. Com isso, as casas de apoio montadas no Acre para atender essas pessoas estão com lotação máxima.

Atualmente existem três casas de apoio no estado, sendo uma em Assis Brasil, outra em Brasiléia e uma em Rio Branco. Segundo o secretário estadual de Assistência Social, Lauro Santos, as três estão “colapsadas”.

Somente na cidade de Assis Brasil, o número de imigrantes que passaram pela casa de apoio saltou de 100 para 500 entre janeiro e fevereiro. A informação foi confirmada ao neste sábado (11) pelo prefeito, Jerry Lima. Neste sábado, o abrigo no município está com 35 adultos, que é a capacidade máxima.

“Temos aqui o acompanhamento diário da entrada e saída de imigrantes no nosso abrigo. Fizemos o comparativo em relação ao mês de janeiro e tivemos um aumento significativo. Em janeiro, tivemos pouco mais de 100 imigrantes que passaram pela nossa casa de apoio e no mês de fevereiro ultrapassamos os 500. Noticiamos isso ao governo do estado, através da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, e depois disso nos reunimos em Rio Branco”, disse o prefeito.

Ainda segundo Lima, a maioria dos imigrantes é de venezuelanos, mas também há colombianos e pessoas de países africanos. “Acredito que muitos estavam em território peruano, mas com o agravamento da crise, buscam o Brasil com mais intensidade.”

Em Brasiléia, uma casa de acolhimento abriga imigrantes que chegam tanto na cidade como em Epitaciolândia. O local fica em uma área cedida pela igreja Católica. Segundo o secretário municipal de Assistência Social de Brasileia, Djahilson Américo, atualmente o local conta com 48 imigrantes.

“Até janeiro, nós estávamos com uma média de pouco mais de 20 pessoas por dia no abrigo. Mas agora estamos com mais de 40. Estamos acima da capacidade e olha que conseguimos encaminhar 16 pessoas para o abrigo de Rio Branco, e no momento está bem difícil, porque na capital também está lotado, pelo que nos informaram”, afirmou Américo.

Com informações G1

Por: Redação
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Sobre

  • Diretora: Midiã de Sá Martins
  • Editor Chefe: Uilian Richard Silva Oliveira

Contato

  • [email protected]

Categorias

  • Polícia
© 2026 Jurua em Tempo. Designed by TupaHost.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc cancelar.