
A Operação Terra Solta da Polícia Federal, foi deflagrada nesta terça-feira (07) na reserva legal Polo Antônio de Holanda, na cidade de Bujari. A ação contou com apoio do Incra, Ibama e Polícia Civil e visava investigar crimes ambientais relacionados a assentados e não assentados da região. As investigações iniciaram após denúncias feitas pelo Incra/AC de invasão, loteamento e comércio dentro da reserva.
Nove mandados de busca e apreensão foram cumpridos, além de três medidas cautelares de proibição de acesso e frequência à área de reserva legal e um mandado judicial de suspensão de atividades de pessoa jurídica. De acordo com a PF, os danos ambientais foram estimados em mais de R$ 8 milhões e devem ser objeto de ressarcimento.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/q/K/F5YXeISJSA5ZeS415Fgw/whatsapp-image-2023-03-07-at-07.03.47.jpeg)
Os investigados devem ser acusados dos crimes de organização criminosa, invasão de terras públicas da União, desmatamento e falsidade ideológica, entre outros delitos, cujas penas somadas podem ultrapassar os 20 anos de prisão.
Tal Operação da PF deu início a semana de combate a crimes ambientais no Acre, campanha que está vinculada ao Projeto Paz na Floresta, instituído no âmbito da Superintendência Regional da PF-AC. O objetivo é acabar com as invasões e desmatamento de áreas ambientais da União.
Ainda de acordo com a PF, no decorrer da semana, mais de 150 policias federais estarão mobilizados para combater tais crimes. A população pode fazer denúncias através do telefone (68) 3212-1229.
