A manhã desta terça-feira (28) na Unidade Básica de Saúde (UBS) na Comunidade Liberdade, em Cruzeiro do Sul foi marcada por uma confusão generalizada. Populares que esperavam atendimento no Navio de Assistência Hospitalar Doutor Montenegro se indignaram após não serem atendidos.
De acordo com um dos populares, os militares do Navio teriam usado spray de pimenta nos pacientes que estavam dentro da UBS. “O que queremos é que eles respeitem a população, tenha carinho. Temos uma senhora aqui passando mal, porque jogaram spray de pimenta nos idosos e crianças”, disse.
Em um vídeo gravado, um dos militares aparece conversando com a população e explicando que foram apenas buscar alguns materiais. A equipe dO Juruá em Tempo entrou em contato com o Capitão de Corveta Thiago Batista Rocha D’Oliveira, Comandante do NAsH Doutor Montenegro, de acordo com ele, o atendimento desta terça-feira teve que ser cancelado porque a embarcação irá navegar até Marechal Thaumaturgo.
“Para evitar esse transtorno para a população, antes das 07h da manhã foi avisada a Secretaria de Saúde sobre o cancelamento para as pessoas não esperarem e irem embora. Sei da importância do atendimento à população daquela localidade e, assim que o Navio retornar a Cruzeiro do Sul, o atendimento nessa localidade será retornado”, explicou.
Questionado sobre as acusações de utilizar spray de pimenta, o comandante alegou que não foi feito uso do produto e afirmou que a situação será averiguada. “Não houve uso de spray de pimenta na população local. Essa situação será apurada para verificar o que aconteceu”, disse.


