O Juruá Em Tempo

Tenente acreana retorna para casa após um mês em missão no Chile: ‘sensação de dever cumprido’

Os 36 bombeiros brasileiros que trabalhavam no combate aos incêndios florestais no Chile retornaram ao Brasil no inicio desta semana, após quase um mês auxiliando no combate e monitoramento de focos de incêndio na região de Maule, centro-sul do país. Entre os bombeiros está a primeiro-tenente acreana Dayanne Andrade.

Segundo a Embaixada do Brasil no Chile, a despedida dos profissionais brasileiros no país se deu por conta da extinção dos incêndios. A missão humanitária foi coordenada pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil, em parceria com o Ministério da Justiça, que enviou uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) equipada para combater o fogo, além de aeronaves-cisternas, veículos, equipamentos e materiais de combate.

Dayanne Andrade, que se tornou tradutora e porta-voz da equipe de bombeiros do Brasil, falou ao site A GAZETA sobre o sentimento de voltar pra casa, após a missão humanitária.

“A missão foi bem sucedida. Vemos por imagens de satélite como a atuação da nossa equipe foi eficiente. A sensação é de dever cumprido”, comenta a bombeira, que retornou para a Brasília, onde vive atualmente.

Embora o trabalho como primeiro-tenente continue intenso no Distrito Federal, a profissional diz que está realizada por voltar para o Brasil: “Muito bom voltar pra casa e matar a saudade da família”.

Dayanne e os demais brasileiros foram enviados a uma das poucas regiões do Chile que possui florestas nativa. A equipe foi acolhida pela Corporação Florestal Nacional do Chile (Conaf), que agradeceu aos brasileiros pela destacada integração na missão.

Sair da versão mobile