23.7 C
Juruá
quinta-feira, maio 2, 2024

Vazante do Rio Juruá e período defeso causam desabastecimento de pescados de rio no Mercado do Peixe

Por Redação O Juruá em Tempo.

- Publicidade -

O Mercado Municipal de Peixe Resene de Souza Lima, em Cruzeiro do Sul, está com uma baixa quantidade de pescados de rio. O motivo seria o vazamento ao qual o Rio Juruá vem passando, além do período defeso, que compreende o período reprodutivo das espécies, por esse motivo, fica vedado o transporte, a estocagem, o beneficiamento, a industrialização e a comercialização de qualquer volume das espécies proibidas.

“Estamos com cerca de 50% do nosso abastecimento garantido, mas logo após o defeso vai melhorar. Esse período a gente segura apenas com a psicultura”, explicou Francisco Valdecir, presidente da associação de vendedores de pescado de Cruzeiro do Sul.

Atualmente, os consumidores encontram apenas duas espécies de rio no Mercado, que são os pescados conhecidos como mocinha e cascuda. “As pesqueiras não deram rio, então ainda não temos peixes de maior qualidade, como o peixe couro, curimatã, pacu”, destacou Valdecir.

Já peixes de psicultura, há uma variedade no local. Pirapetinga, piau, matrinchã, tilápia e outras espécies de pescado podem ser encontradas no Mercado. Vale destacar que, atualmente, o maior produtor de psicultura no Vale do Juruá, é o município de Mâncio Lima.

- Publicidade -
Copiar