O Juruá Em Tempo

Com 10 casos confirmados em 2023, Saúde de Cruzeiro do Sul afirma que notificações de leptospirose estão dentro da média

Cruzeiro do Sul, no interior do Acre, confirmou 10 casos de leptospirose este ano, segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica do município, Rafaela Oliveira. De acordo com a gestora, já são 43 notificações em 2023, o que ainda não é considerado um aumento.

“Não é considerado um aumento de casos, nós estamos ainda num padrão normal de notificações mensais. Não é um número elevado para os nossos padrões. Todo ano temos casos confirmados, então estamos nessa média esperada”, afirmou.

A cidade enfrentou uma enchente do Rio Juruá na última semana, o que acende o alerta para a contaminação por doenças de infecção através da água contaminada. Com a vazante do rio, a coordenadora avalia que esse é o momento de maior preocupação, e orienta que a população evite contato com locais de possível infecção.

“Evitar contato com água de enchente, tomar cuidado em relação ao descarte do lixo, vedação das tampas de caixas d’água, para evitar que ratos entrem e contaminem a água, a ingestão de água tratada, com hipoclorito. Essas são algumas das recomendações que a gente dá pra população nesse período”, recomenda.

Sair da versão mobile