O Juruá Em Tempo

Defesa Civil segue monitorando rio Juruá e expectativa é que não tenha grande enchente na região

Na manhã desta terça-feira, durante entrevista concedida pelo coordenador da Defesa Civil, José Lima, foi destacado a atual situação do rio Juruá, que, a propósito, está sob controle.

Nas medições das últimas 24 horas, foi calculado 47 centímetros acima do esperado, totalizando exatamente 12 metros. Segundo a Defesa Civil, foi ultrapassado a cota de alerta em 20 centímetros.

“Está vazando bastante nos municípios de Porto Walter e Marechal Thaumaturgo. Se não chover nesses próximos dias, a cota irá baixar, que é o esperado”, disse o coordenador.

Ainda, é válido destacar que a medição está sendo feita por meio da régua, pois a instrumentação e o sistema fornecido pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) encontra-se com defeitos e sem previsão de restauração.

A prefeitura já possui um plano de contingência pronto para ser usado em caso de necessidade de remover famílias da região. “Enfrentamos duas alagações históricas consecutivas, durante uma pandemia. Isso fez com que a gestão ganhasse experiência para lidar com essas eventualidades. Se for necessário, temos como mobilizar rapidamente todos os setores da prefeitura e garantir o bem-estar das famílias”, explicou o prefeito Zequinha Lima.

Sair da versão mobile