O plenário da câmara dos deputados votou na noite da última terça-feira, 25, o requerimento de urgência do projeto de combate às notícias falsas, o PL 2630/20, mais conhecido como PL das Fake News.
O projeto teve 238 votos a favor e 192 contra. A medida acelera a tramitação do projeto e faz com que ele seja votado diretamente no plenário, sem passar por comissões.
No Acre, apenas as parlamentares Antônia Lúcia (Republicanos) e Socorro Neri (PP) votaram sim para a urgência do PL, já Gerlen Diniz (PP), Roberto Duarte (Republicanos), Coronel Ulysses (União Brasil) e Eduardo Veloso (União Brasil) disseram não. Meire Serafim (União Brasil) e Zezinho Barbary (PP), não participaram da votação.
Parte dos deputados, especialmente da oposição, defende que seja instalada uma comissão especial para analisar o projeto antes da votação do mérito dele no plenário.
A previsão inicial era que o projeto fosse analisado até quinta-feira (27), mas, conforme destacado por alguns líderes antes da votação, isso deve acontecer na terça-feira (2).
O presidente da Câmara, Arthur Lira, pontuou que a proposta assegura a liberdade de expressão nas redes sociais, ao contrário do que afirmam as empresas do setor.
- Fonte: AC24horas.