Nesta quinta-feira (20), o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin, do Mérito Judiciário, maior honraria na ordem Grã-Cruz no Estado. Estavam na solenidade o governador Gladson Cameli e membros da Corte Judiciária do Acre.
Regina Ferrari desembargadora e Grão-Mestre, presidente da corte acreana, foi quem conduziu a solenidade de entrega da homenagem que visava reconhecer a contribuição do ministro à justiça brasileira. Fachin se emocionou e disse que o Poder Judiciário acreano merece os cumprimentos pelos seus feitos.
“Estado que tem uma tradição de autonomia e independência. Realço os projetos que venho conhecer o caráter da justiça acreana e magistrados do Estado, com um compromisso de realizar a própria justiça e fazer o bem”, declarou.
De acordo com o magistrado, a corte do Acre está atenta a constituição. A partir das 17h o ministro rá para o plenário do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AC), onde além de ser homenageado com a Medalha do Mérito da Justiça Eleitoral acreana, irá proferir a palestra “Desafios da Justiça Eleitoral”.
As homenagens a Fachin foram uma forma de reconhecer a contribuição dele para com a Justiça Brasileira, principalmente durante as Eleições 2022, com a unificação do horário de votação em todo o país.

