
O Palmeiras é o campeão paulista de 2023. O Verdão derrotou o Água Santa por 4 a 0 neste domingo, no Allianz Parque, conquistou o bi e chegou ao 25º título estadual. Os gols foram de Gabriel Menino (2), Endrick e Flaco López.
O Palmeiras abriu 3 a 0 ainda no primeiro tempo e espantou a zebra depois de perder por 2 a 1 no duelo da ida, na Arena Barueri. A etapa final foi de administração do resultado e ainda deu tempo de Flaco ampliar.
O Palmeiras dominou completamente o Água Santa no primeiro tempo e poderia ter conseguido uma goleada ainda maior.
Gabriel Menino fez dois gols novamente. Ele também marcou o doblete na final da Supercopa contra o Flamengo.
Dudu, símbolo dessa geração do Palmeiras, foi decisivo. O atacante, porém, correu sério risco de ser expulso ainda na etapa inicial.
Endrick, aos 16 anos, fez gol nas duas finais do Paulistão. O atacante vivia jejum e desencantou quando o time mais precisou dele.
Flaco López dá sinais de que finalmente pode emplacar. O atacante argentino fez um golaço na derrota para o Blooming na Bolívia e voltou a marcar nesta final.
Palmeiras sem vergonha
O técnico Abel Ferreira foi sincero após a derrota por 2 a 1 para o Água Santa e afirmou categoricamente: “Reverter ou então passar uma grande vergonha”.
E o Palmeiras passou longe de envergonhar sua torcida. O Verdão se impôs desde o primeiro minuto e sufocou o Água Santa.
Abel pressionou um elenco que está acostumado a ser campeão. O Palmeiras chamou a responsabilidade para si e em momento algum teve medo de passar vergonha.
Gabriel Menino, Dudu e Zé Rafael, que não foram bem na primeira final, comandaram o Palmeiras. Menino e Dudu foram decisivos nos lances dos gols, enquanto Zé desfilou no meio-campo.
Endrick, predestinado, fez gol nas duas decisões. Em Barueri, entrou no intervalo e marcou. No Allianz, foi titular e também deixou o seu. Na hora certa, no momento certo, ele desencantou na temporada.