Close Menu
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
Últimas
  • Ifac abre vagas remanescentes do Pronatec Empreender para estudantes e professores
  • Rio Juruá volta a subir e ultrapassa cota de alerta em Cruzeiro do Sul
  • Procedimento acompanha obras estruturais no Presídio Feminino de Cruzeiro do Sul
  • Polícia Civil treina 50 agentes femininas para manusear Glocks com precisão no Acre
  • PM do Acre apreende mais de 1,4 tonelada de drogas no primeiro quadrimestre do ano
  • Polícia desarticula grupo criminoso responsável por série de roubos e sequestros em Cruzeiro do Sul
  • BNDES aprova R$ 353 milhões para o Acre no 1º trimestre de 2026
  • Acre registra mais de 1,7 mil casos de lesão corporal contra mulheres em 2025
  • Ufac abre inscrições para cursos gratuitos de idiomas; veja como se inscrever
  • Polícia Civil prende trio acusado de arrombar loja no centro de Cruzeiro do Sul, poucas horas após a ocorrência
Facebook X (Twitter) Instagram
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
quarta-feira, maio 13
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
Home»Destaque 2

Prefeitura de Rio Branco manda proprietária demolir estabelecimento em que trabalha há 24 anos

Por Redação Juruá em Tempo.7 de abril de 20233 Minutos de Leitura
Compartilhar
Facebook Twitter WhatsApp LinkedIn Email
Foto: Maria da Liberdade chora ao relatar situação – Whidy Melo/ac24horas

A senhora Maria da Liberdade, 51 anos, que há 24 anos é proprietária de uma venda de salgados em frente ao campo do Vasco, no bosque, recebeu um ultimato para ela mesma demolir seu estabelecimento antes que a Prefeitura de Rio Branco o faça.

Segundo dona Maria, ela obteve da Prefeitura de Rio Branco uma autorização para usufruir da pequena área de calçada na esquina da Estrada do Aviária com a rua Cel. Alexandrino no ano de 2004, e chegou a efetuar o pagamento das taxas municipais. Mas, como ao longo dos anos a venda não ia bem como o esperado, várias taxas foram se acumulando. Maria também precisou fazer melhorias na calçada no entorno e construiu uma cobertura de alvenaria.

Foto: Estabelecimento será demolido – Whidy Melo/ac24horas

“De uns tempos pra cá precisei fazer uma reforma e o presidente do Vasco me denunciou e desde então a Prefeitura quer me tirar daqui. Parei de pagar a documentação, sim, por vários outros motivos, e agora me deram 15 dias pra tirar tudo daqui. Não sei mais o que fazer porque é daqui que meus filhos se sustentam”, explicou Maria da Liberdade aos prantos.

Maria explica que é portadora de um grave problema de coluna, e parou de pagar as taxas municipais em 2016 por conta do valor dos medicamentos e consultas que precisa fazer. “Todo mundo pensa que isso dá dinheiro, mas só dá pra comer e manter a casa. É um comércio que dá pra sobreviver e nos últimos anos está pior ainda. Me sujeitei a vir pra vender almoço, mas não tá dando pra sustentar”, disse.

O presidente do Vasco, Renato Machado da Silva – conhecido como Lobinho -, disse que o terreno ocupado por dona Maria é parte da propriedade do clube, mas negou que tenha feito qualquer solicitação ou denúncia para retirada do estabelecimento. Disse ainda que o clube pretende no futuro, criar uma galeria com espaços para locação, e que caso haja interesse, Maria terá preferência para alugar uma sala.

Foto: Mesmo estabelecimento há 20 anos – Whidy Melo/ac24horas

Já o secretário de Infraestrutura de Rio Branco, Cid Ferreira, confirmou que a edificação terá que ser demolida. Segundo ele, em 2004 a Prefeitura de Rio Branco autorizou o funcionamento do lanche dentro de um trailer por 1 ano, mas o tempo passou e com as melhorias que foram feitas no estabelecimento o município se manifestou, quando Maria teria negociado um tempo para se restabelecer em outro local. Mais um tempo se passou e nesta gestão, a Procuradoria Geral do Município, diante das falhas no cumprimento em negociações, determinou não só o cancelamento de qualquer acordo como a imediata demolição. “Em atendimento à Procuradoria, a secretaria notificou para que ela mesma faça a demolição voluntária da área construída. Não tem nada a ver com Vasco ou com a SEINFRA, é um cumprimento de ordem da Procuradoria”, disse o secretário.

Além disso, Cid Ferreira garantiu que o terreno ocupado por Maria é do município de Rio Branco, ao contrário do que afirma o presidente do Vasco, Renato Machado.

  • Fonte: AC24horas.
Por: redação.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Sobre

  • Diretora: Midiã de Sá Martins
  • Editor Chefe: Uilian Richard Silva Oliveira

Contato

  • [email protected]

Categorias

  • Polícia
© 2026 Jurua em Tempo. Designed by TupaHost.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc cancelar.