
“É este arcabouço que vai ser apresentado semana que vem, essa é a bala de prata, arrumamos a casa, mostramos que somos bons pagadores, mostramos que estamos fazendo o dever de casa e vamos cobrar, aí sim nós vamos cobrar que os juros de 13,75% caiam”, afirmou a ministra durante evento promovido pela Prefeitura e Câmara Municipal de Araraquara (SP).
Segundo Tebet, o setor produtivo “não consegue mais pegar dinheiro [emprestado] para abrir uma porta, gerar emprego e renda para população brasileira” devido aos juros altos. Ela afirmou ainda que o arcabouço fiscal vai mostrar que “é possível, sim, zerar o déficit fiscal ano que vem sem tirar dinheiro, sem comprometer os gastos com social”.
Na China, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que vê uma “janela de oportunidade” para que o Banco Central brasileiro inicie o processo de corte da taxa básica de juros.
“Há sinais evidentes, e economistas de várias escolas se manifestando até pela imprensa, que dizem que chegou o momento de iniciarmos uma trajetória de queda consistente [de juros] com o que o Brasil atingiu”, declarou o ministro ao jornal “O Globo” e ao portal Metrópoles.

