23.7 C
Juruá
quarta-feira, abril 17, 2024

Acre já recebeu mais de 70 mil declarações do Imposto de Renda

Por redação.

- Publicidade -

A Receita Federal informa que até às 15 horas desta terça-feira (16), 0 foram entregues 72.887 declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física no Acre. A expectativa é de que cerca de 103 mil declarações sejam entregues até 31 de maio.

Na 2ª Região Fiscal, que além do Acre é composta por Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima, foram entregues 1.264.178 declarações.

A declaração do IRPF pode ser elaborada de três maneiras. A declaração online, por exemplo, pode ser feita diretamente pelo Portal e-CAC, na opção “Meu Imposto de Renda”. Para acessar, é preciso de uma conta gov.br com nível prata ou ouro. Essa é uma opção de preenchimento fácil e traz vantagens como a importação de informações do ano anterior e a declaração pré-preenchida; celular ou tablet: através do aplicativo “Meu Imposto de Renda”, disponível nas lojas Google Play (Android) ou App Store (iOS); Programa Gerador de Declaração: o programa é completo, possibilita a importação de informações de declarações auxiliares e pode ser utilizado por qualquer pessoa. Basta possuir acesso à internet para poder baixar e enviar a declaração.

Uma novidade na declaração do Imposto de Renda deste ano é a Declaração Pré-Preenchida, disponível para contribuintes que possuem nível prata ou ouro na conta gov.br e em todas as opções de preenchimento.

O contribuinte inicia com a declaração preenchida com diversas informações já prestadas à Receita Federal por outras fontes. Cabe ao cidadão apenas verificar as informações, corrigindo eventuais distorções e complementando, se necessário. Pode ser utilizada pelo próprio contribuinte, por procurador de Pessoa Física ou Jurídica do contribuinte (com procuração eletrônica) e por pessoa autorizada pelo contribuinte (nova funcionalidade “Autorização de acesso”), disponível no Meu Imposto de Renda (app e on-line).

Quem inicia com a pré-preenchida tem prioridade na hora de receber a restituição.

  • Fonte: AC24horas.
- Publicidade -
Copiar