23 C
Juruá
domingo, abril 21, 2024

Alunos do Acre vencem campeonato internacional de futebol escolar, no Peru

Por Isabelle Freitas, dA Gazeta do Acre.

- Publicidade -

Os alunos da Escola Santa Maria II, do ensino público de Rio Branco, viajaram até a cidade de Porto Maldonado, no Peru, no último dia 28, para participar de um campeonato internacional de futebol escolar. Os acreanos ganharam o primeiro lugar na competição esportiva.

A competição fazia parte da festividade do aniversário de 50 anos do colégio peruano Dos de Mayo. Viajaram, acompanhados de professores, 19 alunos da escola Santa Maria II, localizada no bairro Santa Maria, para competir com escolas peruanas das províncias de Puno, Cusco e Porto Maldonado.

Os acreanos viajaram no dia 28, com um tempo de percurso de 14 horas. A viagem de ida e volta foi custeada sem apoio do Estado do Acre, contando somente com o apoio de professores e funcionários da escola, e de um financiamento da escola peruana que sediava o evento.

O campeonato internacional de futebol aconteceu entre os dias 29 de abril a 1° de maio, o colégio acreano saiu vitorioso, seguidos dos alunos do colégio Dos de Mayo, e em terceiro lugar, o colégio de Cusco.

Além do evento esportivo, ainda houveram desfiles com apresentações musicais e bandas escolares.

Segundo o gestor escolar Anibal Chaves, participar de um evento cultural e esportivo como esse permitiu abrir a mente dos alunos. Projetos como esse, de intercâmbio esportivo cultural, permite a integração, cria oportunidades e oferece as condições para um maior desenvolvimento educacional aos jovens.

“Esperamos que as autoridades ou representantes da Educação e do Esporte tenham maior participação na organização deste tipo de atividades, assim como o incentivo ao desenvolvimento de atividades esportivas e culturais. A educação não pode ser entendida meramente como a transmissão de conhecimentos e, sim, como uma formação integral do indivíduo na sua mais ampla complexidade”, disse o gestor.

- Publicidade -
Copiar