24.9 C
Juruá
sexta-feira, abril 19, 2024

Concurso quer provar potencial da cultura do café no Acre

Por redação.

- Publicidade -

Apesar das condições climáticas e de solo propicias para a produção do café, o Acre ainda “patina” na cultura cafeeira.

Conforme dados do IBGE, a produção de café no estado é de cerca de 2,5 mil toneladas. Para efeitos de comparação, com solo e climas parecidos, Rondônia, com uma das maiores produção do grão no país, deve superar este ano, as 180 mil toneladas, o que representa mais de 3 milhões de sacas de café. No estado vizinho, são cerca de 70 mil hectares plantados do grão. Já no Acre, a área de plantio é de apenas 1,2 mil hectares.

Para tentar aumentar a produção do café no Acre e provar de que é possível o crescimento da produção, o governo do estado abriu inscrições abertas do 1º Concurso de Qualidade do Café no Acre. As inscrições estão abertas e vão até o dia 4 de agosto e podem ser feitas pelos produtores em todos os escritórios da Secretaria de Agricultura nos municípios acreanos.

O concurso vai distribuir uma premiação de mais de R$ 180 mil.

“O objetivo é divulgar a qualidade do nosso café e incentivar o aumento da produção. Qualquer cafeicultor que produz café pode participar. O produtor precisa entregar no ato da inscrição, que é gratuita, uma amostra de três quilos de café já beneficiados”, afirma a agrônoma da Seagri, Michelma Lima.

As amostras serão analisadas em duas etapas, a classificação física e a classificação sensorial, que é análise do sabor. A escolha dos melhores cafés será feita por profissionais especializados de Rondônia e do Espírito Santo.

  • Fonte: AC24horas.
- Publicidade -
Copiar