O Juruá Em Tempo

CRM decide investigar médicos que zombaram do estado de saúde de Marina

Brazil’s Environment Minister Marina Silva speaks during news conference in Brasilia, Brazil April 20, 2023. REUTERS/Ueslei Marcelino

Após a polêmica envolvendo os comentários feitos por médicos do Acre sobre o estado de saúde da ministra do Meio Ambiente e das Mudanças Climáticas, Marina Silva – que está com Covid-19 -, em grupo de WhatsApp, o Conselho Regional de Medicina (CRM) se posicionou sobre o caso em nota enviada à imprensa, nesta quarta-feira (10).

No último domingo (7), três médicos usaram o grupo de WhatsApp denominado “Médicos Unidos” para zombar sobre o estado de saúde da ministra, que estava internada no Instituto do Coração (InCor). 

O médico Jorge Lucas da Fonseca compartilhou o print de uma notícia sobre a internação de Marina. No print, ele faz questionamento: “Ué não era vacinada”.

Logo em seguida, o mesmo médico indaga: “Será que ela não tomou a vacina?”. A médica Grace Monica Alvim Coelho, ex-secretária de Saúde do Acre, comentou: “Coisas da vida… E da vacinação!”. Por sua vez, o médico Nilton Torrez Chavez, diz: “Kkkk tomara que os vírus da covid estejam bem”. E Jorge Lucas completa também gargalha e complementa: “Kkkkkk num é”.

“Diante da divulgação de informações pela imprensa sobre comentários feitos, supostamente, por médicos que atuam no Estado do Acre a respeito da internação da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, o Conselho Regional de Medicina do Acre (CRM-AC) determinou a abertura de sindicância para investigar os fatos”, diz um trecho da nota.

“A apuração terá como parâmetro as normas e os critérios estabelecidos pelo Código de Processo Ético-Profissional e pelo Código de Ética Médica. O CRM-AC reitera sua missão de zelar pelo ético exercício da profissão, tendo como foco a valorização da relação médico-paciente, a defesa da autonomia de médicos e de pacientes e o respeito ao sigilo das informações”, continua.

Ao final, o órgão desejou boa recuperação à ministra: “Nesta oportunidade, o CRM-AC deseja também uma breve recuperação à ministra Marina Silva e a todos os pacientes acometidos pela covid-19”.

Quem também decidiu investigar a conduta dos profissionais foi a Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre). O titular da pasta, o médico Pedro Pascoal, disse que nada justifica os ataques feitos à acreana.]

Sair da versão mobile