24.1 C
Juruá
sábado, abril 20, 2024

Indígenas vão fechar a BR-364 contra o Marco Temporal

Por Redação O Juruá em Tempo.

- Publicidade -

A BR-364 vai fechar às 8 horas da manhã, desta terça-feira (30) pelos indígenas da etnia Noke Koí, os Katukina. O trecho fechado será na altura da Escola e da Unidade de Saúde da terra deles, a ação é uma manifestação contra o Marco Temporal de demarcação de terras indígena, que poderá ser votado no plenário da Câmara dos Deputados em Brasília.

Levi Katukina, presidente da Associação Geral dos indígenas disse que o Marco Temporal tira direito dos indígenas de todo Brasil. De acordo com ele, a BR permanecerá interditada durante 4 a 6 horas pela manhã e à tarde.

“Nós somos contra a PL 490 do Marco Temporal e queremos que todos tomem conhecimento disso. Quem não pode estar em Brasília, protesta em suas terras, como nós”, citou Levi.

Nesta terça-feira (30), o plenário da Câmara dos Deputados pode votar o projeto de lei do marco temporal de demarcação de terras indígenas (PL 490/2007). De acordo com a proposta, serão demarcadas as terras indígenas tradicionalmente ocupadas por esses povos na data da promulgação da Constituição Federal, em 5 de outubro de 1988.

A matéria retira a demarcação de terras de povos originários da Fundação Nacional dos Povos Indígenas -Funai, e devolve a atribuição ao Ministério da Justiça e Segurança Pública.

- Publicidade -
Copiar