O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), disse que o ex-presidente Jair Bolsonaro poderá funcionar mais como um apoiador da direita do que propriamente candidato à Presidência da República em 2026.
“Talvez Bolsonaro seja melhor cabo eleitoral do que candidato”, afirmou o parlamentar alagoano em entrevista ao jornal O Globo. Lira ainda disse que ninguém vai tirar o mérito do ex-presidente ter feito o eleitor de direita se manifestar no país. Ele, entretanto, avaliou que, “sem dúvidas” Bolsonaro “jogou fora a possibilidade da reeleição”.
Ainda em relação à corrida pelo Palácio do Planalto daqui três anos, o presidente da Câmara mencionou três governadores com possibilidade de representar o espectro político mais à direita: Romeu Zema (Novo), Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos) e Ratinho Júnior (PSD). Atualmente, eles estão à frente do Poder Executivo de Minas Gerais, de São Paulo e do Paraná, respectivamente.
Na mesma entrevista, Lira afirmou que não tem pretensão de “sacanear” o governo do presidente Lula, mas avisou: não deve favores ao Partido dos Trabalhadores. “Eu poderia ter sido eleito presidente da Câmara sem o PT”, disse o congressista.