O ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, que está no Brasília nesta segunda-feira (29), foi questionado sobre o valor da dívida da Venezuela com o Brasil, e desconversou.
Jornalistas questionaram o presidente Lula (PT) e Maduro sobre o assunto ao fim de um almoço no Itamaraty. O petista disse não saber e perguntou a Maduro: “Você sabe qual é o tamanho da dívida?”. Maduro, então, respondeu: “Vai ser estabelecida uma comissão para estabelecer esse tamanho [da dívida] e retomar os pagamentos”.
Questionado se não havia um número, Maduro disse: “A comissão vai estabelecer a verdade [sobre o total da dívida]”. O presidente venezuelano está no Brasil para participar de encontro de líderes sul-americanos em Brasília.
A dívida da Venezuela com o Brasil é estimada em cerca de US$ 1 bilhão. Desse total, aproximadamente 80% são com o BNDES.
Preconceito
Lula criticou o que ele chamou de “preconceito contra a Venezuela” e classificou a primeira visita de Nicolás Maduro ao Brasil desde 2015 como um “momento histórico”. Os líderes discursaram lado a lado após reunião no Palácio do Planalto.
“O preconceito contra a Venezuela é muito grande. Durante a campanha, havia discursos e mais discursos em que os adversários diziam: ‘Se o Lula ganhar as eleições, o Brasil vai virar uma Venezuela’. Quando, na verdade, o único sonho nosso era ser o Brasil mesmo”, continuou Lula.
“Portanto, essa relação, essa volta da relação Brasil e Venezuela é plena. Nós sabemos das dificuldades que nós temos, das empresas que querem voltar para a Venezuela, sabemos da dívida da Venezuela e tudo isso vai fazer parte de um acordo para a integração ser plena”, concluiu o presidente brasileiro.