23.7 C
Juruá
domingo, abril 21, 2024

Professora do Acre é selecionada no programa Fulbright Amazônia

Por Assessoria.

- Publicidade -

A professora do curso de Engenharia Florestal do campus-sede da Ufac, Sabina Ribeiro, foi selecionada entre quatro brasileiros para participar do programa de pesquisa multinacional Fulbright Amazônia, que reúne pesquisadores do Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname, Venezuela e Estados Unidos.

Os pesquisadores Carlos Valério Aguiar Gomes,  professor da Universidade Federal do Pará (UFPA) e Jeffrey Hoelle, da Universidade da Califórnia, Estados Unidos, fornecerão liderança intelectual ao grupo de dezesseis pesquisadores. Ambos os co-líderes tem vasta experiências de pesquisa no Acre e relações com a Ufac: Valério Gomes fez estudos de graduação em Geografia pela universidade acreana  e Jeffrey Hoelle teve seu livro “Caubóis da Floresta” traduzido e publicado pela Editora da Ufac (Edufac).

O projeto de pesquisa a ser desenvolvido pela professora, no âmbito do programa, visa disseminar o conhecimento científico sobre causas, adaptação e mitigação das mudanças climáticas no contexto de comunidades tradicionais do sudoeste da Amazônia, principalmente extrativistas, para promover o desenvolvimento sustentável e reduzir as desigualdades sociais no Acre.

Segundo a professora, o programa Fulbright Amazônia oportunizará a troca de ideias, possibilitando que ela conheça os paradigmas de diferentes áreas, resultando em soluções otimizadas de políticas públicas para a região amazônica.

“O meu projeto no Fulbright Amazônia gira em torno da pergunta: como compatibilizar a manutenção da floresta em pé e a garantia de uma vida digna para pessoas que dependem da terra para sobreviver? Sabemos que a resposta para isso não é simples, mas seguramente passa pela educação”, disse Sabina.

- Publicidade -
Copiar