24.1 C
Juruá
sexta-feira, abril 19, 2024

Acre defende acordos ambientais e reforça necessidade de segurança nas fronteiras

Por Redação

- Publicidade -


Na manhã desta quinta-feira, 16, o governador Gladson Cameli (PP) participou, em Cuiabá, no Mato Grosso, do 25º Fórum de Governadores da Amazônia Legal e Convocação para 2ª Reunião Ordinária do Conselho da Administração – promovido pelo Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal.

Na solenidade, os governadores deliberaram sobre os produtos gerados durante as reuniões técnicas das Câmaras Setoriais, eventos transversais da agenda Pan-Amazônia, criação da Câmara Setorial de Agricultura e Economia Verde, apresentação e reverendo do novo secretário executivo do Consórcio, Marcello Brito, e a validação da Carta de Cuiabá, com posicionamento dos governantes ao governo brasileiro sobre a Cúpula da Amazônia.

Em seu pronunciamento, o governador reforçou o compromisso em cumprir os acordos ambientais, e destacou avanços realizados durante a sua gestão. Além disso, discutiu junto aos governadores e vice-governadores alternativas para a geração de emprego e renda no Estado. “Temos que fortalecer esse fórum para que juntos possamos vencer os desafios da nossa região. No Acre, o Grupo Especial de Operações em Fronteira (Gefron), tem realizado um trabalho fundamental na segurança pública, e gerado bons resultados”, comentou.

Cameli reconheceu ainda a necessidade de fortalecer a segurança na fronteira. “Precisamos de investimentos e tecnologia para cuidar da nossa fronteira. O Plano do Acre 10 anos, por exemplo, é um avanço muito grande que criamos nessa gestão, e que vai dar um norte aos próximos gestores no meu estado”, declarou.

O anfitrião do encontro, governador Mauro Mendes, deu as boas-vindas à todos os participantes e destacou a importância das reuniões que debatem os interesses sociais da Amazônia. “Precisamos encontrar mecanismos para regularização fundiária. Precisamos acompanhar esse processo de implementação no Congresso Nacional”, disse Mendes.

Já o presidente do Consórcio, governador do Pará, Helder Barbalho, agradeceu a receptividade do Governo do Mato Grosso para com todos os membros do Consórcio de Governadores e ressaltou temas acerca da regularização fundiária e cadastro rural.

- Publicidade -
Copiar