Close Menu
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
Últimas
  • Domingo será de tempo quente e possibilidade de chuvas isoladas no Acre
  • Mãe denuncia professora por suposta agressão contra filho atípico em escola pública no Acre
  • Fã de álbum de figurinhas, militar acreano transfere paixão para os filhos: “eternizar momentos“
  • Tartaruga é capturada por pescador em Rio Branco e impressiona pelo tamanho; veja vídeo
  • Mortes no trânsito crescem quase 40% no Acre em um ano, aponta levantamento nacional
  • Rendimento médio no Acre permanece entre os mais baixos do Brasil, aponta IBGE
  • Governo do Acre retoma obras estruturantes durante o verão amazônico
  • Mega-sena acumula e próximo prêmio será de R$ 300 milhões
  • IA pode gerar mais fake news nas eleições, alertam especialistas
  • Em ação com a Interpol, PF prende em Dubai hacker do caso Banco Master
Facebook X (Twitter) Instagram
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
domingo, maio 17
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
Home»TUDO AQUI 2

AC registra mais de 1.500 casos de malária entre janeiro e março de 2023

Por Redação Juruá em Tempo.27 de junho de 2023Updated:27 de junho de 20233 Minutos de Leitura
Compartilhar
Facebook Twitter WhatsApp LinkedIn Email

Descoberta abre caminho para barrar transmissão da malária no Brasil | Exame

Novos desafios para um antigo problema de saúde pública. A malária ainda faz parte da realidade dos municípios acrianos. Em 2022, o estado do Acre registrou mais de 6 mil casos, de acordo com dados do Ministério da Saúde, obtidos pelo Sivep-Malária. Nos primeiros três meses de 2023, foram registrados mais de 1.500 casos. O militar Marco Nascimento Pinto Júnior foi uma das pessoas que pegou malária e sofreu com a doença. Ele conta que adoeceu assim que chegou em Cruzeiro do Sul para trabalhar.

“Eu acordei um dia com uma forte febre, moleza, não conseguia sair da cama, não conseguia me levantar, me derrubou. E com isso fiquei ali, três dias de cama, mal, mas me passaram a medicação e fui me recuperando, recuperando e depois de quatro dias já estava em condições e voltei para a atividade normal.”

O Acre registrou, de janeiro a março deste ano, mais de 450 casos autóctones de malária por Plasmodium falciparum. Essa espécie está associada às formas mais graves da doença. O número representa um aumento de 84% no número de casos por essa espécie em relação ao mesmo período de 2022. Para Cássio Peterka, responsável pelo Programa Nacional de Controle e Prevenção da Malária do Ministério da Saúde, o combate à doença precisa ser mantido com a participação da população, profissionais de saúde e gestores.

“Conseguimos reduzir os casos pelo Plasmodium falciparum e precisamos avançar para alcançar a eliminação da espécie até 2030 e da malária até 2035 no País. Acredito que agora esse é o momento para falar da mudança de chave, é o momento em que a gente precisa trabalhar a eliminação.”

A malária é transmitida pela picada da fêmea infectada do mosquito do gênero Anopheles, também conhecido como mosquito-prego. Os locais escolhidos pelo vetor para servirem de criadouros são coleções de água limpa, sombreada e de baixo fluxo, muito frequentes na Amazônia brasileira. O Ministério da Saúde recomenda a adoção de medidas de prevenção contra a picada do mosquito como o uso de mosquiteiros, roupas que protejam pernas e braços, telas em portas e janelas, repelentes e permitir que o agente borrife a casa. Ao apresentar sintomas como dores de cabeça e no corpo, febre e calafrios é preciso procurar rapidamente uma unidade de saúde e fazer o exame. Caso seja positivo, é necessário cumprir o tratamento até o final, mesmo que não apresente mais sintomas. O Exame e o tratamento são gratuitos no SUS.

Fonte: Brasil 61.

Por: Redação O Juruá em Tempo.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Sobre

  • Diretora: Midiã de Sá Martins
  • Editor Chefe: Uilian Richard Silva Oliveira

Contato

  • [email protected]

Categorias

  • Polícia
© 2026 Jurua em Tempo. Designed by TupaHost.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc cancelar.