Close Menu
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
Últimas
  • Compra de votos, abuso de poder e condenação: Justiça torna Armandinho e Maria Oliveira inelegíveis por 8 anos
  • Acre está entre os estados que menos geram emprego no setor cultural, aponta IBGE
  • Acre segue em alerta para chuvas intensas e ventos fortes até sábado
  • Detran/AC notifica mais de 20 motoristas sobre processos de suspensão da CNH
  • Homem de 56 anos fica ferido após briga com companheira em bar
  • Em solenidade no TCE, deputado Eduardo Ribeiro recebe premiação da ALEAC por destaque em transparência pública
  • Polícia Civil prende homem em Mâncio Lima por descumprir medida judicial e ameaçar ex-companheira
  • Família é rendida por trio armado durante assalto em Cruzeiro do Sul
  • Acusado de matar adolescente e jogar corpo no rio Purus é executado à tiros no interior do Acre
  • Polícia apreende fuzil e grande quantidade de munições durante operação em Rio Branco
Facebook X (Twitter) Instagram
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
sexta-feira, dezembro 12
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
Home»TUDO AQUI 1

Acre tem aumento de mais de 100% no índice de divórcio em dois anos

Por Redação Juruá em Tempo.14 de junho de 20233 Minutos de Leitura
Compartilhar
Facebook Twitter WhatsApp LinkedIn Email

Nem mesmo Santo Antônio, tido pelos brasileiros como ‘Santo Casamenteiro’, tem ajudado a união de pessoas que optaram por casar. Pelo menos é o que mostra uma pesquisa recente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), comprovando que no Estado do Acre, entre 2020 a 2022, o índice de divórcios aumentou mais de 100%.

A convivência durante a pandemia e falta de diálogo são apontadas como as causas principais das separações. Segundo os números apresentados pela pesquisa feita em todo o país, em 2020 foram registrados 500 divórcios no Acre, em 2021 ocorreram 800 separações e no ano passado mais de 1.000, o que aponta um aumento de mais de 100% nos últimos três anos.

A pesquisa também mostrou que os casamentos no Acre duram em média 10 anos. Existem aqueles que duram até que a morte os separe, e muitos que não chegam a um mês.

O advogado especialista em Direito da Família Emerson Costa, que já atuou como conciliador na Segunda Vara da Família de Rio Branco, disse acreditar que a pandemia foi uma das principais ondas de divórcios e separações no Acre. Segundo ele, os casais tiveram que conviver 24 horas sozinhos em uma casa, surgiram as diferenças, e consequentemente a opção pelo divórcio.

Para o advogado, a mudança de paradigma da mulher foi a segunda causa das separações. “Quando trabalhava da 2ª Vara da Família, alguns casais me procuravam e o marido reclamava que a mulher estava querendo ‘cantar de galo’ em casa, diferente, querendo mandar e colocar um cabresto. A partir desse momento, surgia a situação de divórcio. Então tivemos pandemia e a mudança de comportamento da mulher como principais causas, além dos casos comuns, como ciúmes, infidelidade conjugal e outros”, conclui.

Para o neuropsicólogo Paulo Ricardo, o grande vilão causador de separações é exatamente a falta de diálogo entre os casais “É um ponto essencial. Você pode dialogar como se sente diante de uma situação e um conflito conjugal. Muitas vezes a pessoa já chega culpando o outro, afirmando ser o cônjuge responsável pelo desentendimento e tem que mudar ou melhorar. O diálogo é peça primordial de uma boa relação” comentou o especialista.

Paulo Ricardo advertiu para que os casais tenham muito cuidado com o divórcio, para evitar novos desastres com futuras relações. “Muitas das vezes uma pessoa deixou tanto sua dependência emocional não mão do outro, o ‘sou feliz por você’, que quando sai dessa relação acredita que não vai encontrar uma pessoa, que outra pessoa pode ser ruim pra ela, ou leva consigo a carga do outro relacionamento para um próximo”.

Por:
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Sobre

  • Diretora: Midiã de Sá Martins
  • Editor Chefe: Uilian Richard Silva Oliveira

Contato

  • [email protected]

Categorias

  • Polícia
© 2025 Jurua em Tempo. Designed by TupaHost.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc cancelar.