27 C
Juruá
segunda-feira, maio 27, 2024

Crianças indígenas são transferidas para hospital após surto de síndrome respiratória em aldeia

Por Redação O Juruá em Tempo.

- Publicidade -

Cinco indígenas da aldeia Apiwtxa, localizada no Rio Amônia, em Marechal Thaumaturgo, foram transferidos para o Hospital do Juruá, em Cruzeiro do Sul, por conta de um surto de síndrome respiratória aguda. Os pacientes são da etnia Ashaninka.

A transferência aconteceu na última quarta-feira (21). Dentre os pacientes, estão quatro crianças indígenas da aldeia Apiwtxa, com idades de 1 mês, 3 meses, 9 meses e 1 ano.

Uma equipe do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) do alto Juruá está acompanhando e monitorando a situação desde a última segunda-feira (19). Foram disponibilizadas viaturas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e a aeronave do Tratamento Fora de Domicílio (TFD).

Segundo o secretário de Saúde de Marechal Thaumaturgo, Maricelso Firmino, a procura por atendimento na unidade mista do município por conta do surto que afeta a região. Vale destacar que mais de 12 mil pessoas já foram vacinadas contra a influenza, o que representa cerca de 80% da população do município.

  • Fonte: ContilNet.
- Publicidade -
Copiar