O prefeito Valdélio Furtado, de Marechal Thaumaturgo, no interior do Acre, já recebeu mais de R$ 50 mil em diárias para viajar dentro e fora do Acre, segundo dados do Portal da Transparência. O que chama a atenção é que o atual prefeito recebeu toda essa quantia em apenas 1 ano à frente do poder público municipal.
Valdélio assumiu o mandato de prefeito em abril de 2022, após o ex-prefeito Isaac Pianko se afastar do cargo para concorrer a uma vaga de deputado estadual. Os números revelam o aumento exorbitantes nos pagamentos de diárias, que não tem desconto e são utilizadas para custear os deslocamentos dos servidores públicos, dentro ou fora do estado.
Os levantamentos foram feitos no período de abril de 2022 a junho de 2023. Comparado aos anos anteriores, enquanto era vice-prefeito, Valdélio recebeu apenas 17 mil reais em diárias.
Um funcionário da prefeitura que preferiu não se identificar com medo de represália, afirmou que o prefeito se hospeda em casa de parentes quando está em Cruzeiro do Sul. “O prefeito tem família e costuma se hospedar da casa dos parentes quando está em Cruzeiro do Sul, muito difícil ele ficar em hotel. Enquanto ele receber tudo isso em diárias, falta dinheiro para outras áreas”, conta.
Além do prefeito, secretários também têm recebido altos valores em diárias, ao todo, a prefeitura já gastou quase R$ 300 mil reais só em diárias após Valdélio assumir.
Questionados sobre o fato a assessoria do prefeito informou que os 300 mil reais gastos com diárias são referentes ao deslocamento da equipe administrativa do município para Cruzeiro do Sul, Rio Branco e Brasília, para participar de encontros do interesse da gestão.