23 C
Juruá
domingo, abril 21, 2024

Nova Fase: Prazo para inscritos no Mais Médicos escolherem locais de atuação termina hoje

Por Notícias da Hora

- Publicidade -

Após o recorde de 34 mil profissionais inscritos no Programa Mais Médicos, encerra às 18h desta segunda-feira, 5, o prazo para os inscritos indicarem os locais de atuação. Os profissionais terão a oportunidade de indicar dois locais de atuação, por ordem de preferência.

Os médicos brasileiros registrados no país terão prioridade no preenchimento das vagas. O resultado preliminar será publicado na próxima sexta-feira (9).

O número de inscritos no programa foi o maior já alcançado desde a criação do Mais Médicos, em 2013, durante o governo da presidenta Dilma Rousseff. Serão 5.970 vagadas distribuídas em 1.994 municípios brasileiros.

O programa visa garantir atendimento médico especialmente em regiões de vazios assistenciais e traz oportunidades de qualificação profissional para os médicos que atuarem no programa, além de oferecer incentivos para quem ocupar vagas em municípios mais vulneráveis.

Além da oportunidade de qualificação, todos os participantes poderão receber incentivos pela permanência no programa. Aqueles que forem alocados em regiões de extrema pobreza e vulnerabilidade, conforme classificação divulgada por meio de edital, recebem percentual maior.

O processo é feito online através deste link. (http://maismedicos.saude.gov.br/loginExt.php) Após acessar o endereço eletrônico, basta que o profissional entre no sistema com o usuário e senha, e logo após clique no “número de inscrição” indicado em azul. Ao clicar neste espaço, o profissional será redirecionado ao resumo da adesão da vaga.

Na nova página, basta selecionar no menu superior o item “Etapa Edital”, seguido de “Escolha de Vagas” e “Selecionar”. Depois, o candidato poderá eleger dois municípios de seu interesse para atuação, com grau de prioridade. Por fim, basta salvar as modificações.

O próximo período é de interposição de recursos, com publicação do resultado final previsto para o dia 15 deste mês. Vale lembrar que o chamamento dos profissionais segue a ordem estabelecida em lei: primeiro os profissionais brasileiros formados no país; seguidos dos profissionais brasileiros com habilitação para exercício da medicina no exterior; e, por último, profissionais estrangeiros com habilitação para exercício da medicina no exterior.

- Publicidade -
Copiar