25.6 C
Juruá
terça-feira, abril 23, 2024

Onça Maraisa deixa Parque Chico Mendes e deve ser levada a Brasília

Por redação.

- Publicidade -

A onça Maraisa vai deixar o Parque Chico Mendes, em Rio Branco, e morar em Brasília. A mudança é parte dos esforços de preservação dos animais e ainda não tem data para acontecer. Ela foi resgatada em 2021 junto a outra filhote, que recebeu o nome de Maiara no Parque Chico Mendes.

O médico veterinário Talisson Felipe explica que a mudança deve ocorrer por meio de uma parceria entre o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros (Cenap), que busca reunir animais em idade reprodutiva.

“Esses animais chegaram filhotinhos pra gente e, desde então, a gente sabia que quando elas atingissem uma idade juvenil propícia para se juntar a um macho elas seriam separadas, em uma tentativa de preservação e reprodução”, diz.

O zoológico de Brasília tem dois machos em idade reprodutiva, e por isso deve ser o destino de Maraisa. Porém, a mudança só pode acontecer quando um dos machos de Brasília for levado a uma nova morada. Por isso, ainda não há uma data definida para a mudança.

“O Cenap faz essa triagem de todas onças pintadas que tem no país e através do sistema deles, eles vão vendo a possibilidade de interação aí. Ela só será levada ao zoológico de Brasília quando eles destinarem a onça deles para outro zoológico, porque funciona assim, saindo uma, tem que entrar outra”, explica.

Maiara e Maraisa foram apresentadas no Parque Chico Mendes após serem resgatadas sem condições de serem reinseridas na natureza após a morte da mãe, em Sena Madureira, no interior do Acre.

  • Fonte: g1 AC.
- Publicidade -
Copiar