25.8 C
Juruá
quarta-feira, abril 17, 2024

Professores são notificados pela Receita Federal após erro causado pela Prefeitura de Marechal Thaumaturgo

Por Redação

- Publicidade -

Preocupados com a situação, alguns professores municipais de Marechal Thaumaturgo, procuraram a redação do Jornal Juruá em Tempo, na manhã desta terça-feira (20), para relatar que estão enfrentado problemas, correndo o risco de cair na malha fina da receita federal, devido a um erro causado pela contabilidade da prefeitura na ficha financeira dos servidores.

Os professores informaram que receberam suas fichas financeiras e realizaram a declaração do imposto de renda como de costume, acontece que, após o encerramento do prazo, dia 31 de maio, foram informados pela gestão municipal que as fichas foram emitidas de maneira errada.

“Fiquei assustado quando recebi a notificação da receita federal, e se não fosse isso, eles também não teriam percebido o erro. Infelizmente mas esse transtorno causado pela péssima gestão”, disse um dos professores.

O erro ocorreu após a não inclusão do Abono do FUNDEB 2022, como remuneração tributável. Se cair na “malha fina”, o contribuinte tem a sua restituição retida até que o problema na declaração seja resolvido. O valor da multa referente à malha fina varia de 0,33% a 75% dos tributos. Contudo, os servidores terão a opção de retificar a declaração, caso não retifiquem, a Receita pode entender que agiram de má-fé e sonegaram imposto. Assim, a multa será maior, podendo chegar a até 75% do imposto devido, atualizado pela Taxa Selic.

Reconhecendo o erro, a prefeitura emitiu uma nota de esclarecimento e solicitou que os servidores procurassem a “contadora do município” para que a mesma possa auxiliar os servidores na correção das declarações.

Confira a nota:

- Publicidade -
Copiar