27 C
Juruá
segunda-feira, maio 27, 2024

Saneacre inicia intervenção em redes de esgoto para ativar Estação de Tratamento em Cruzeiro do Sul

Por Assessoria.

- Publicidade -

O governo do Acre, por meio do Serviço de Água e Esgoto do Estado do Acre (Saneacre), deu início nesta segunda-feira, 26, à desobstrução das redes coletoras de esgoto do Bairro Cumaru, em Cruzeiro do Sul. No último dia 7 de junho, o Saneacre finalizou a instalação de uma nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) na região.

Com a nova Estação de Tratamento, a desobstrução das redes que levam os efluentes até a unidade se faz necessária. Após isso, a mesma será ativada, beneficiando cerca de 170 famílias da região com o tratamento de esgoto adequado.

Equipes de esgotamento sanitário, trabalham na desobstrução de redes coletoras e poços de visita. Foto: Marcos Santos/Secom

O presidente do Saneacre, José Bestene, destacou a importância da parceria com a sociedade para o bom uso e preservação desse novo benefício. Para ele, é fundamental o apoio da população para evitar o entupimento da rede coletora.

“Com o início desses trabalhos, o governador Gladson Cameli dá mais um grande passo no rumo da universalização do atendimento em todo o estado, com água tratada e esgotamento sanitário”, comentou Bestene.

O Saneacre tem realizado uma força tarefa para melhorar o saneamento do bairro. Foto: Marcos Santos/Secom

Além do trabalho de desobstrução, o Saneacre tem feito o levantamento das condições sociais e de saúde dos moradores do bairro através de formulários, com o intuito de colher informações sobre o bem-estar da população com relação ao saneamento, condições da água tratada consumida e descarte dos esgotos residenciais. Com isso, a autarquia reforça o seu compromisso com a saúde da população e, após alguns meses, equipes de assistentes sociais da instituição retornarão para colher dados sobre a satisfação com a nova Estação de Tratamento.

A ETE instalada no conjunto habitacional Cumaru, na periferia de Cruzeiro do Sul, é um modelo compacto e foi montado pelo Saneacre em parceria com a Prefeitura do município. Com um conjunto de quatro reatores, totalizando 200 mil litros, a ETE pode atender cerca  de 170 residências do Cumaru e parte dos domicílios do Bairro Remanso, lançando o esgoto tratado no Igarapé Tiro ao Alvo, localizado nas proximidades.

A equipe de Serviço Social do Saneacre tem realizado levantamentos sobre as condições sanitárias dos moradores. Foto: Marcos Santos/SECOM

Posteriormente, o Saneacre irá lançar uma nova campanha de conscientização sobre a utilização correta das redes de esgotamento sanitário, com ações simples como não jogar óleo de fritura em pias e ralos, evitar o descarte de fraldas, preservativos e papéis em vasos sanitários e, principalmente, não realizar ligações de esgoto clandestinas. A população irá contribuir muito para a conservação do saneamento básico na comunidade.

- Publicidade -
Copiar