26.1 C
Juruá
domingo, julho 14, 2024

Com 131 internações em um ano, álcool mata 19,8 pessoas por 100 mil habitantes no Acre

Por Redação O Juruá em Tempo.

- Publicidade -
Still life. pour or whiskey in to glass.

A taxa de mortes atribuíveis ao abuso do álcool chegou a 19,8 óbitos por 100 mil habitantes no Acre, mostrando, segundo o estudo “Álcool e a Saúde dos Brasileiros: Panorama 2023”, produzido pelo Centro de Informações Sobre Saúde e Álcool (Sisa). A taxa do Acre é a menor do País e no Espírito Santo é onde mais se morre por essa causa (42,9/100.000 hab).

Em 2021, foram 131 internações hospitalares atribuíveis ao álcool, o que também mostra, segundo o Cisa, estabilidade no período entre 2010 e 2021.

O detalhamento por região mostra aumento do número de internações pelo álcool nas regiões Norte e Nordeste e redução nas regiões Centro-Oeste e Sul no período de 2010 a 2021.

A região Sudeste apresentou estabilidade nesse indicador. Os Estados que apresentaram internações atribuíveis ao álcool por 100 mil habitantes em 2021 mentos estatisticamente significativos foram Tocantins, Pará, Alagoas, Bahia, Pernambuco, Piauí e Minas Gerais. Os que apresentaram reduções estatisticamente significativas foram Amazonas, Goiás, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

No período entre 2010 e 2021, os agravos correspondentes a “transtornos mentais e comportamentais devidos ao uso de álcool”, “acidentes de trânsito”, “quedas”, “outras lesões não intencionais”,“doenças respiratórias inferiores”, “cirrose hepática”e “doenças cardíacas hipertensivas” respondiam pormais de 75% das internações por álcool.

“O perfil das médias de óbitos para os homens também mostrou estabilidade para os Estados do Acre e do Pará e redução nos demais, acompanhando o perfil geral por Estado. Para as mulheres, as médias de óbitos PAA+TAA mostram estabilidade nos Estados do Acre, Amapá, Pará, Roraima, Tocantins, Alagoas, Piauí e Goiás. Nos demais, houve redução estatisticamente significativa dos óbitos PAA+TAA para as mulheres”, relata o estudo.

Os dados podem ser acessados aqui https://cisa.org.br/images/upload/Panorama_Alcool_Saude_CISA2023.pdf?utm_source=sitecisa&utm_medium=cpc&utm_campaign=panorama_2023&utm_id=panorama2023&utm_term=panorama%2Bsaude%2Balcool&utm_content=btnlink

- Publicidade -
Copiar