
Somente nesta semana, a Casa do Artesão Luís de Melo foi arrombada duas vezes: na madrugada de domingo para segunda-feira (17) e de terça pra quarta-feira (19).
Segundo informações, ao chegar na Casa, o funcionário que atende durante o dia se deparou com a porta do estabelecimento arrombada, muitas peças artesanais faltando, o lugar completamente desorganizado e o caixa revirado.
Na quarta-feira foram recolhidos os itens que restaram, e o local permanecerá fechado até que a questão da segurança seja solucionada. “Precisamos de portas novas e grades. As portas já estavam remendadas por conta de outros arrombamentos que tiveram anteriormente. Então não é uma coisa de agora, já vem de muito tempo, mas dessa vez foi mais grave e ficou insustentável!” disse uma funcionária da casa, que não quis ser identificada.
O espaço cultural é administrado pela Associação dos Artesãos do Vale do Juruá, com 42 associados. O artesanato do vale do Juruá comercializado na Casa do Artesão Luís de Melo é referência nacional e internacionalmente.