Close Menu
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
Últimas
  • “É um ato de resistência”, diz primeira mulher trans a ser bacharel em Educação Física pela Ufac
  • Rio Juruá volta a ultrapassar cota de alerta em Cruzeiro do Sul
  • Unidades Básicas de Saúde terão funcionamento alterado no fim de ano em Cruzeiro do Sul
  • Em Cruzeiro do Sul, homem é condenado a 49 anos de prisão por estuprar a filha por mais de 10 anos
  • Prefeitura de Cruzeiro do Sul entrega brinquedos para crianças de instituições sociais garantindo alegria neste Natal
  • Publicação
  • Aprovados do concurso da Educação são convocados para posse em janeiro de 2026
  • SENAI forma turma inédita com mais de 20 mulheres no curso de Eletricista de Redes, em parceria com a Energisa
  • Iluminação natalina atrai milhares de pessoas toda noite em Cruzeiro do Sul
  • Em Cruzeiro do Sul, adolescente agride e ameaça a própria mãe com uma faca
Facebook X (Twitter) Instagram
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
segunda-feira, dezembro 22
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
Home»COTIDIANO

MPF investiga danos a povos indígenas causados por contaminação por mercúrio em rios do Acre

Por Redação Juruá em Tempo.14 de julho de 20232 Minutos de Leitura
Compartilhar
Facebook Twitter WhatsApp LinkedIn Email

O Ministério Público Federal (MPF) enviou ofícios a órgãos e entidades pedindo informações e dados que possam contribuir no inquérito que investiga possível contaminação de rios e peixes pelo metal pesado mercúrio no estado do Acre e as potenciais consequências às comunidades indígenas, que sobrevivem desses rios.

Segundo o procurador da República Lucas Costa Almeida Dias, estudo elaborado por pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), da Universidade Federal de Lavras (Ufla) e de outras entidades indicou que a ingestão de mercúrio em peixes no Acre estaria 31,5 vezes acima do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), colocando em risco, sobretudo, os povos indígenas.

O consumo de peixes é tradicional e essencial para a sobrevivência da maioria da população indígena no Acre e essa contaminação pode causar doenças neurológicas, além de outras com sintomas gastrointestinais, renais, e até a morte.

Diante desses dados, foram enviados ofícios à Polícia Federal no Acre, à Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) – Coordenações Regionais Juruá e Alto Purus, Distrito Sanitário Especial Indígena Alto Rio Juruá e Alto Rio Purus, Secretaria de Estado da Saúde do Acre, WWF (Fundo Mundial para a Natureza) e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), para que enviem no prazo de 15 dias as informações de que tenham conhecimento sobre o assunto.

Por: Assessoria.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Sobre

  • Diretora: Midiã de Sá Martins
  • Editor Chefe: Uilian Richard Silva Oliveira

Contato

  • [email protected]

Categorias

  • Polícia
© 2025 Jurua em Tempo. Designed by TupaHost.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc cancelar.