27.7 C
Juruá
sexta-feira, maio 3, 2024

Projeto de extensão do ITPAC de Cruzeiro do Sul beneficiará profissionais de saúde por meio de capacitações

Por Ingrid Silva, dO Juruá em Tempo.

- Publicidade -

De acordo com o decreto nº 11.262 de 22 de junho de 2023, o Estado do Acre encontra-se em situação de emergência, em decorrência do surto de Síndrome Gripal e Síndrome Respiratória Aguda Grave – SRAG. Por isso, a Faculdade de Medicina de Cruzeiro do Sul, juntamente com a docente Eliana Farias e alguns acadêmicos estão desenvolvendo um projeto de extensão que beneficiará a saúde do município.

“SOS PEDIATRIA” é o nome dado ao projeto de extensão do ITPAC de Cruzeiro do Sul, no qual serão realizadas capacitações com o objetivo de qualificar os profissionais de saúde para atuarem em situações de emergências pediátricas.

“O projeto SOS PEDIATRIA acontece em uma parceria do ITPAC na pessoa da professora Eliana Farias, juntamente com a UFAC na pessoa da professora Rafaela Martins, além do médico pediatra Rondney Brito e alguns estudantes do ITPAC e da UFAC”, relatou Nailton Albuquerque, coordenador acadêmico do ITPAC.

As capacitações iniciaram na última quinta-feira (06), sendo promovidas ao Hospital Regional do Juruá, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e, posteriormente, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

“O objetivo desse projeto é capacitar os profissionais que atuam nas instituições de saúde do Vale do Juruá sobre emergências pediátricas. Por isso, estamos trazendo essas equipes de saúde para o ITPAC, onde as professoras e os alunos executam esse treinamento. Inicialmente, a capacitação foi destinada ao Hospital Regional do Juruá e a proposta é chegar aos outros municípios da Regional do Juruá, hoje mesmo foi realizado um encontro com a equipe da SESACRE abordando essa sugestão”, informou o coordenador acadêmico.

Além disso, Macson de Almeida, Gerente Geral Upa24h do Vale do Juruá, destacou a importância da capacitação destinada aos profissionais atuantes. “Esse trabalho é fundamental, pois está sendo realizado juntamente com o Núcleo de Educação Permanente (NEP). Por isso, vale salientar a importância dessas capacitações para os profissionais que estão na linha de frente do serviço de urgência e emergência da unidade, com o objetivo de preparar a equipe para o serviço de melhor qualidade aos nossos usuários, pois a cada conhecimento adquirido é gerado maior segurança no atendimento”, ressaltou.

- Publicidade -
Copiar