30.5 C
Juruá
sábado, abril 27, 2024

Vice-governadora representa o Acre em discussões sobre o desenvolvimento da Amazônia

Por Redação O Juruá em Tempo.

- Publicidade -

A vice-governadora do Acre, Mailza, participou nesta sexta-feira, 14, da 25ª reunião do Conselho Deliberativo da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Condel/Sudam), realizada na sede do órgão em Belém (PA).

Presidido pelo ministro do Desenvolvimento Regional do Brasil, Waldez Góes, e pelo superintendente da Sudam, Paulo Rocha, o encontro teve como objetivo discutir e votar o Plano Regional de Desenvolvimento da Amazônia (PRDA) – 2024/2027.

A reunião foi realizada para aprovar o Plano Regional de Desenvolvimento da Amazônia. Foto: Felipe Freire/Secom

“Este é um momento de união, para que alcancemos a força política necessária a fazer com que a Amazônia seja enxergada com a importância que tem para o país”, destacou Paulo Rocha.

No âmbito do PRDA, governadores e vice-governadores da Amazônia, que são os conselheiros do Condel, apresentaram os eixos em que cada região precisa avançar, e a área social foi a mais debatida, com vistas a ter ações que diminuam a desigualdade no país.

“Acredito que devemos trabalhar para a ideia de que a nossa região é uma região de possibilidades econômicas, sempre priorizando o bem-estar da população. No Acre a nossa prioridade é o desenvolvimento sustentável com foco nas pessoas, especialmente os idosos, as crianças, os adolescentes e os indígenas”, explanou a vice-governadora.

A relação do clima com os problemas sociais também foi pauta do encontro. Belém deve sediar a COP30, a maior conferência sobre o clima no mundo, que será realizada em 2025. Durante o evento, os líderes estaduais discutiram o papel da Amazônia nesse cenário.

“Nossa missão aqui hoje é fortalecer as ferramentas cabíveis de forma a viabilizar o desenvolvimento social e econômico do nosso bioma, mantendo a floresta viva”, frisou a vice-governadora do Pará, Hana Ghassan.

O ministro Góes destacou o protagonismo do Condel no desenvolvimento regional e diminuição das desigualdades. “Temos aqui um conselho que tem compromisso com o orçamento, com o clima e com a sustentabilidade. Nossos conselheiros apresentaram alternativas muito ousadas, agora vamos trabalhar para viabilizá-las”, disse.

Combate à violência doméstica

O eixo que tratou sobre violência doméstica destacou a implantação da Casa da Mulher Brasileira como ferramenta fundamental para combater o feminicídio e violência contra a mulher, um dos graves problemas sociais enfrentados na Amazônia.

No Acre, três unidades serão implementadas, por meio de emenda parlamentar da vice-governadora Mailza, quando estava no Senado.

São quase R$ 5 milhões em emendas para a instalação dessas Casas”, disse Mailza. Foto: Felipe Freire/Secom

“São quase R$ 5 milhões que destinei para construção de três unidades da Casa Mulher Brasileira, em Rio Branco, Epitaciolândia e Cruzeiro do Sul. O combate à violência doméstica e a assistência à mulheres em situação de vulnerabilidade social e econômica é uma das bandeiras mais importantes do meu trabalho. Faço questão de agora, no governo, dar continuidade a todo esforço que empenhei no Senado pelas mulheres”, declarou Mailza.

- Publicidade -
Copiar