Close Menu
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
Últimas
  • Bombeiros participam de capacitação para atuar em enchentes no Juruá
  • Rio Juruá volta a dar sinais de estabilização em Cruzeiro do Sul
  • VÍDEO: motorista de APP leva soco de passageiro após impedir sexo oral
  • Policial envolvido em atropelamento de cães tem prisão decretada
  • Membro de facção é preso embriagado durante abordagem no Acre
  • Apesar da baixa, rio segue acima da cota de alerta na capital do Acre
  • MP Militar pede expulsão de Bolsonaro e militares condenados por trama golpista
  • Três homens são presos com mais de 20 quilos de drogas e armas de uso restrito em Rio Branco
  • Profissional de saúde é indiciado por violação sexual e quebra de sigilo em atendimento no interior do Acre
  • Mortes no trânsito no Acre disparam mais de 50% em 2024 e superam médias nacional e da Região Norte
Facebook X (Twitter) Instagram
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
quarta-feira, fevereiro 4
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
Home»TUDO AQUI 2

Acre já realizou o 12° transplante de fígado em 2023

Por Redação Juruá em Tempo.28 de agosto de 2023Updated:30 de agosto de 20232 Minutos de Leitura
Compartilhar
Facebook Twitter WhatsApp LinkedIn Email

O governo do Acre, por meio da Fundação Hospital Estadual (Fundhacre), realizou no sábado, 26, mais um procedimento de transplante de fígado, o 12º do ano. Todo o processo de viabilização para captação do órgão e realização do procedimento teve início na noite de sexta-feira, 25, quando a equipe responsável foi notificada, pela Central Estadual de Transplantes, sobre um doador em Porto Velho (RO).

Governo completa 74 transplantes desde 2014, com mais um procedimento realizado neste fim de semana. Foto: Gleison Luz

Com a falta de voo comercial viável e a impossibilidade de a Força Aérea Brasileira (FAB) atender a missão no momento, a gestão da Fundhacre acionou o governo do Estado, que rapidamente viabilizou, nas primeiras horas de sábado, 26, o transporte da equipe para Porto Velho (RO), onde foi feita a cirurgia de captação e o retorno dos profissionais com o órgão para Rio Branco, por volta das 15h. O procedimento foi concluído às 21h.

A equipe multiprofissional e o órgão chegaram a Rio Branco por volta das 15h de sábado. Foto: Gleison Luz

Na capital acreana, uma segunda equipe já iniciava o procedimento do receptor A.J.O.A, de 37 anos e procedente de Cruzeiro do Sul, que aguardava um fígado compatível desde junho de 2022.

“O apoio do governo do Estado no processo de organização para salvar vidas com os transplantes tem sido fundamental. Tivemos um procedimento finalizado com sucesso, o receptor segue com boa evolução e em recuperação, aos cuidados da unidade de terapia intensiva da Fundhacre”, salienta a coordenadora do Serviço de Transplante da instituição, Valéria Monteiro.

O procedimento foi o 12º transplante de fígado do ano. Foto: Gleison Luz

Ao todo, somam-se 74 procedimentos desde o início do programa, em 2014. O Acre é o único estado da Região Norte que realiza o serviço de transplante hepático.

Por: Redação O Juruá em Tempo.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Sobre

  • Diretora: Midiã de Sá Martins
  • Editor Chefe: Uilian Richard Silva Oliveira

Contato

  • [email protected]

Categorias

  • Polícia
© 2026 Jurua em Tempo. Designed by TupaHost.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc cancelar.