Os planos da Arábia Saudita de virar protagonista do futebol mundial têm um componente a mais. O país está construindo uma nova cidade planejada, chamada de Neom, um megaprojeto futurista orçado em 1 trilhão de dólares (cerca de R$ 5 trilhões). Entre os investimentos, está prevista a criação de um novo clube de futebol.
O Neom Football Club terá, inclusive, um diferencial: não será apenas um estádio à disposição, mas múltiplas arenas na cidade para o clube jogar. A construção, porém, será paulatina, de acordo com a demanda.
– Não vamos construir tudo de uma vez. Mas será entregue até 2045. Vamos construir os estádios para atender à população que eles servirem – afirmou Giles Pendleton, diretor executivo do projeto.
O que é Neom?
Neom será do tamanho da Bélgica e se situará próxima ao Mar Vermelho. A cidade terá quatro regiões diferentes: Sindalah, Trojena, Oxagon e Line.
Esta última é um projeto de cidade vertical com 170 quilômetros de extensão, 500 metros de comprimento e 200 metros de largura, tendo início no Mar Vermelho. A cidade não terá estradas nem carros, com uso 100% de energia renovável. A previsão é abrigar 9 milhões de pessoas. É nela que os estádios de futebol devem ser construídos.
– Se você estiver no 50ª andar de um prédio e quiser se locomover por dois quilômetros para o estádio para asssistir a Neom x Barcelona, por exemplo, você vai usar um dos vários sistemas de transporte. Pode ser tanto 10 andares acima ou abaixo de você – completou Pendleton.
Cidade futurista da Arábia Saudita terá estádio e time de futebol — Foto: Reprodução
Neom já lançou programa de futebol de base
Antes mesmo de criar o clube de futebol, Neom já plantou as sementes. Em junho de 2022, o governo anunciou o programa Shuhub, que vai providenciar treinamento de alto rendimento para 400 crianças do país, entre sete e 12 anos.
A ideia é desenvolver o futebol de base da Arábia Saudita, com a presença de técnicos de alto nível.
– Nós vamos fomentar tecnologia esportiva inovativa para desenvolver estes jovens e conseguir crescer o esporte na região – afirmou Jan Paterson, diretor de esportes de Neom.
Cidade futurista da Arábia Saudita terá estádio e time de futebol — Foto: Reprodução
Neom será palco dos Jogos Asiáticos de Inverno de 2029
A construção de Neom já começou na Arábia Saudita. A previsão é de que a cidade esteja majoritariamente completa em 2039. Mas, antes disso, partes do projeto devem estar concluídas.
Neom, por exemplo, será a sede dos Jogos Asiáticos de Inverno de 2029. O anúncio foi feito em outubro de 2022. A escolha provocou críticas devido a preocupações sobre o impacto no meio ambiente que a construção das estruturas irá causar. A região escolhida para sediar o evento foi Trojena.
Denúncias de abusos, tortura e sentenças de morte
Apesar da grandiosidade do projeto, especialistas em direitos da ONU e outros independentes denunciaram que três membros da tribo saudita Huwaitat, supostamente opositores à megacidade, enfrentam o “risco iminente de execução”. Os três homens – Shadly Ahmad Mahmoud Abou Taqiqa al-Huwaiti, Ibrahim Salih Ahmad Abou Khalil al-Huwaiti e Atallah Moussa Mohammed al-Huwaiti – teriam sido condenados a morte em 5 de agosto do ano passado e suas sentenças foram mantidas em apelação desde 23 de janeiro deste ano.
– Apesar de serem acusados de terrorismo, eles teriam sido presos por resistir a despejos forçados em nome do projeto “Neom” e da construção da cidade linear “The Line” – disseram eles em um comunicado, afirma o jornal inglês “The Guardian”. Segundo a nota, outros três membros da mesma tribo também foram condenados a penas que variam entre 27 e 50 anos de prisão.
Os especialistas, que são nomeados pelo Conselho de Direitos Humanos da ONU, mas não falam em nome da entidade, lamentaram que todos os seis tenham sido acusados de acordo com uma lei antiterrorismo “absolutamente vaga” de 2017. Eles também exigiram que as autoridades sauditas investiguem as alegações de que alguns dos detidos foram torturados para obter confissões e terem suas sentenças revisadas.
– Qualquer declaração obtida através de tortura é inadmissível em qualquer processo – afirmaram.
Veja mais fotos de Neom:
As quatro regiões de Neom — Foto: Reprodução
Projeção de Neom — Foto: Reprodução
The Line começará no Mar Vermelho, com extensão de 170 quilômetros — Foto: Reprodução