O sistema Instrument Landong System (ILS) permitirá o fluxo de aeronaves em condições meteorológicas adversas, com o intuito de amenizar o problema da escassez de voos na região.
Por isso, o Ministério Público Federal no Acre (MPF-AC) enviou uma representação ao Ministério Público do Acre (MPAC) solicitando ao órgão a instalação do sistema.
Segundo o Ministério Público Federal, cabe à concessionária responsável pelo aeroporto elaborar medidas que garantam a navegabilidade aérea e a segurança dos passageiros que buscam os serviços.
Dessa forma, o governo do Estado do Acre pediu auxílio ao comando da Aeronáutica, situado em Brasília, para os serviços de infraestrutura aérea, incluindo a instalação do ILS. Porém, o governo ainda não obteve resposta referente à previsão para aquisição e instalação do equipamento.
No que se refere ao cancelamento de voos, em maio do ano vigente, a Divisão Regional do Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Cruzeiro do Sul, autuou a Gol Linhas Aéreas devido à ausência de esclarecimentos sobre atrasos e cancelamentos de voos para a região do Vale do Juruá.