23.9 C
Juruá
domingo, março 3, 2024

Na Cúpula da Amazônia, governo discute bioeconomia e perspectivas do Acre

Por Agência de Notícias do Acre.

- Publicidade -

A vice-governadora do Acre, Mailza, participou nesta quinta-feira, 10, do Painel de Governadores da Amazônia, que encerrou o evento Inovação, Finanças e Natureza, em Belém (PA).

O evento compõe a Cúpula da Amazônia e discutiu os diversos aspectos da bioeconomia, com foco na participação dos povos indígenas, no papel da tecnologia, dos bancos e atores financeiros, bem como as estratégias de financiamento.

Em sua participação, a vice-governadora destacou as boas execuções do Acre, apesar dos desafios. “Hoje estamos aqui comemorando 67% de redução do desmatamento. Estamos elaborando ações de recuperação de áreas, fortalecimento de cadeias produtivas, bem como o fortalecimento do associativismo e cooperativismo. Precisamos conciliar meio ambiente com desenvolvimento econômico e social”, disse.

Mailza destacou as ações do Acre e falou sobre os desafios. Foto: Paula Amanda/Secom

Durante o painel, os debatedores falaram sobre as baixas taxas de investimentos na região Amazônica. A Amazônia contribui com 10% do PIB nacional e recebe cerca 3% dos investimentos em biotecnologia.

“Precisamos atrair os olhares do mundo para nossos potenciais. Nossos esforços estão concentrados em reconhecer nossa realidade, particularidades, cuidando dos nossos povos e desafios, mas também identificando potencialidades e ferramentas necessárias, sustentáveis, mantendo a floresta viva, mas garantindo o desenvolvimento social e econômico do estado”, frisou Mailza.

Os secretários de Estado de Meio Ambiente, Julie Messias; de Planejamento, Ricardo Brandão; adjunto de Agricultura, Edivan Azevedo; e o presidente do Instituto de Mudanças Climáticas do Acre (IMC), Leonardo Carvalho, integraram a comitiva do Acre que participou do evento.

- Publicidade -
Copiar
error: Alert: O conteúdo está protegido !!