24.9 C
Juruá
sábado, junho 15, 2024

Prefeitura de Cruzeiro do Sul fará pagamento retroativo do piso aos profissionais de enfermagem

Por Assessoria.

- Publicidade -

A prefeitura de Cruzeiro do Sul através da Secretaria Municipal de Saúde pactuou junto ao sindicato que representa os profissionais de enfermagem que irá ser pago o valor retroativo relativo à diferença do piso salarial da categoria correspondente aos meses de maio, junho, julho e agosto.

O Piso Nacional da Enfermagem é estabelecido pela Lei 14.434 que esteve suspensa desde 2022, mas foi aprovada em maio deste ano pelo STF após sansão presidencial para abertura de crédito no valor R$ 7,3 bilhões para o pagamento do piso.

O pagamento foi definido durante a reunião entre o Sindicato dos Profissionais de Saúde de Cruzeiro do Sul e a secretária municipal de Saúde, valeria Lima, ficou pactuado que a gestão municipal, liderada pelo prefeito Zequinha Lima, vai fazer o pagamento retroativo a quatro meses de salários referente ao Piso Nacional da Enfermagem.

O repasse foi feito pelo Governo Federal através do Fundo Nacional de Saúde, mas é preciso que o município cumpra todos os requisitos para receber o repasse, como por exemplo, o PCCR, implantado somente na gestão do prefeito Zequinha Lima, que também instituiu o pagamento do adicional de insalubridade dos profissionais de saúde após a execução de relatório técnico.

“Enfermeiros que trabalham nas unidades básicas de saúde com jornada de trabalho de 40 hs, receberão 4.750,00, Técnicos de Enfermagem receberão 3.325. O pagamento será feito em folha suplementar, no prazo máximo para o dia 11/09/23. É um compromisso do prefeito Zequinha assumido com os profissionais de saúde”, explicou a secretária municipal de saúde, Valéria Lima.

- Publicidade -
Copiar