24 C
Juruá
terça-feira, maio 21, 2024

Quase 10% da população acreana está desempregada, diz IBGE

Por Maria Fernanda Arival, do Contilnet.

- Publicidade -

As taxas de desemprego no Brasil registraram baixas significativas em 8 unidades da federação no segundo trimestre. No Acre, a taxa se manteve relativamente estável com relação ao primeiro trimestre de 2023, com 9,3% da população desempregada.

Os dados foram divulgados nesta terça-feira (15) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No Acre e em outros 18 estados não tiveram variação significativa em termos estatísticos, de acordo com o IBGE, mas o Acre diminuiu a taxa de 9,8% no primeiro trimestre para 9,3% no segundo.

Imagem: Reprodução

Na média do Brasil, o desemprego recuou para 8% no segundo trimestre. É o menor nível para esse período desde 2014, segundo dados divulgados pelo instituto já no final de julho.

Nas estatísticas oficiais, a população desempregada é formada por pessoas de 14 anos ou mais que estão sem ocupação e que seguem à procura de vagas. Quem não tem emprego e não está buscando oportunidades não entra nesse número.

Os números integram a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua). O levantamento investiga desde os empregos com carteira assinada e CNPJ até os populares bicos.

- Publicidade -
Copiar