23 C
Juruá
domingo, maio 26, 2024

Após 8 anos, museu segue fechado e tem reforma interrompida em Cruzeiro do Sul

Por Redação O Juruá em Tempo.

- Publicidade -

Espaço está com portas fechadas desde 2015 e apresentou deterioração na estrutura — Foto: Weslei Lima/Arquivo pessoal

O Museu e Memorial José Augusto e o Teatro José de Alencar foi inaugurado em 2006, em Cruzeiro do Sul e já foi utilizado como sede da Prefeitura, Câmara de Vereadores e, desde o ano da inauguração funciona como espaço cultural, abrangendo vários acervos históricos, tornando-se um verdadeiro patrimônio do município.

Em 2015, o prédio foi interditado devido às condições de deterioração, no qual foi iniciada a reforma somente no ano de 2021, com recursos do Banco Mundial, sendo avaliado em R$436 mil.

Obra estava prevista para ser concluída em novembro de 2021 — Foto: Marcos Santos/Secom
Obra estava prevista para ser concluída em novembro de 2021 — Foto: Marcos Santos/Secom

Assim, a obra estava prevista para ser concluída em novembro do mesmo ano, e pretendia realizar a troca da cobertura, do piso, e melhorias em impermeabilizações e funcionalidade dos dois ambientes.

Porém, a reforma foi interrompida no mesmo ano. Segundo a Fundação Elias Mansour (FEM), o controle de qualidade não aprovou o serviço prestado pela empresa que executava a reforma.

“A reforma anterior parou, estamos na fase final de elaboração de projetos e orçamento. Foi parada pelo controle de qualidade que não atingiu o esperado, dentro da prestação de serviço da empresa”, informou Ítalo Facundes, chefe do patrimônio histórico do estado.

Segundo ele, um novo processo de licitação será aberto, porém, o museu não tem previsão de reabertura. “A Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop) não vai mais tocar a obra e será feita uma nova licitação”, disse Facundes.

Museu em Cruzeiro do Sul ficou abandonado desde 2015 — Foto: Marcos Santos/Secom
Museu em Cruzeiro do Sul ficou abandonado desde 2015 — Foto: Marcos Santos/Secom
- Publicidade -
Copiar