30.1 C
Juruá
quarta-feira, junho 12, 2024

Após internet, empreendedores da Comunidade do Crôa comemoram aumento de turistas na região

Por Jairo Carioca.

- Publicidade -

Após a instalação de internet, que beneficia mais de 40 empreendedores da Comunidade do rio Crôa, em Cruzeiro do Sul, empreendedores comemoram o aumento de pacotes turísticos para a região. “Agora os turistas pagam as contas de dentro da rede”, disse dona Maria Damiana Cunha ao agradecer o governo do Estado pelos investimentos no programa de inclusão. O acesso gratuito e ilimitado, para o titular da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), Assurbanipal Mesquita, “a conexão além de auxiliar nas atividades comerciais é um serviço essencial para a população”, observou.

Assurbanipal Mesquita visitou as áreas cobertas por Vitória Régia e elogiou cuidado de nativos com a preservação da natureza. Foto: Jairo Carioca

Em visita a comunidade, Mesquita fez questão de visitar os empreendedores que recebem o serviço. A Seict estuda a ampliação do sinal de internet para que o acesso chegue a 100% das mais de 70 residências. Na mesma velocidade que o serviço chega aos donos de restaurantes, ajuda os barqueiros que fazem o transporte diário de turistas no percurso delicioso e encantador no meio da floresta amazônica.

“Agora a gente acompanha a movimentação do turista em tempo real, isso possibilita mais economia de combustível e maior ganho no final do dia”, comentou Antônio Ribeiro da Costa, um dos barqueiros da cooperativa que atua na comunidade. “Talvez tenha vida mais agitada, mas, prefiro essa rotina com toda essa beleza natural”, acrescentou Ribeiro.

De fato, o ecoturismo vai contribuindo com a vida de muitos moradores de toda região. São mais de 200 turistas que visitam o rio por mês. Além das águas do manancial, é possível encontrar árvores centenárias, que se impõem e embelezam o espaço. Quem para e ouve o significado das sumaúmas, descobre uma verdadeira rede de conectividade na floresta.

Fenômeno conhecido entre os nativos como “tapete verde” atrai centenas de turistas do mundo todo. Foto: Pedro Devani/Secom

O otimismo é tanto, que várias pousadas vão sendo erguidas as margens do rio. Reginaldo Costa Cunha, líder da região, conhecido como seu Dedé, inaugura o investimento em apartamentos adaptados para receber turistas com pernoite. “Com o crescimento do movimento agora é possível ampliar os serviços com pernoites, café da manhã e jantar, isso vai gerar mais renda”, analisou seu Dedé.

Nesta época do ano, com o baixo nível das águas e a correnteza fraca, uma planta aquática forma um fenômeno natural incrível, conhecido entre os nativos como “tapete verde”. Todos os dias, milhares de registros fotográficos enchem os olhos de turistas, moradores e do mundo. A incidência da Estrela D’água, espécie mundialmente conhecida como Vitória Régia é outro diferencial para quem navega pelo rio.

“Esse é um lugar incrível, essa é uma visita capaz de recarregar as baterias da gente e um lugar que trás muita esperança. Tenho certeza que todo esse otimismo que ouvimos de cada empreendedor é sinal de dias melhores para todos” concluiu o titular da Seict.

- Publicidade -
Copiar