23.9 C
Juruá
domingo, março 3, 2024

Café do Acre é sucesso em rodada de negócios internacional e é levado para três países

Por Redação O Juruá em Tempo.

- Publicidade -

No final da última semana, quatro produtores acreanos de café da categoria robusta pariciparam da rodada de negócios internacional ExportaBR, promovida pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). Os produtores rurais receberam o convite por meio da Secretaria de Estado de Agricultura e contaram com o apoio do Governo do Estado e do Sebrae.

Os produtores obtiveram visibilidade após a preparação das amostras de café para a participação no Primeiro Concurso de Qualidade do Café (Qualicafé), que está em andamento e contará com a participação de produtores de todo o estado do Acre. Diante dessas informações, os produtores convidados são Celso Timpurim e Vanderlei de Lara, ambos do Ramal do Granada, em Acrelândia; Abílio Caetano, do Projeto de Assentamento Tocantins, de Porto Acre; e Keyty Kety Espindola, da Reserva Chico Mendes, em Brasiléia.

“Eles estão apresentando o café produzido em nossa região, colocando o Acre na condição de produtor do café especial robusta”, destacou a engenheira agrônoma Michelma Lima, do Núcleo da Cafeicultura da Seagri, relatando ainda a possibilidade de ganhar novos mercados por meio da participação dos produtores acreanos na rodada internacional de negócios.

Vale ressaltar que o evento contou com a presença de compradores de 18 países. Dessa maneira, a produtora Keyty Fety que produz o café na Reserva Extrativista Chico Mendes vendeu uma saca de 60 kg por cerca de R$ 2 mil, o triplo do valor comumente comercializado. O café produzido no Acre foi adquirido por compradores dos Estados Unidos, China e Armênia, havendo a possibilidade da abertura de novos mercados em um cenário futuro.

- Publicidade -
Copiar
error: Alert: O conteúdo está protegido !!