23.9 C
Juruá
domingo, março 3, 2024

Incêndio de grandes proporções invade o território de líder indígena em Marechal Thaumaturgo

Por Redação O Juruá em Tempo.

- Publicidade -

No último dia 01 de setembro, o líder da comunidade Yorenka Tasorentsi, deparou-se com vários focos de incêndio neste território, situado no município de Marechal Thaumaturgo.

Segundo Benk Piyako, o incêndio atingiu inicialmente cerca de 50 héctares de sua comunidade. Dessa forma, os moradores da localidade passaram uma semana na tentativa de conter os focos de incêndio.

Em seguida, Benk utilizou um drone para fiscalizar as queimadas em sua localidade, e acabou observando focos de incêndio de grandes proporções ao redor de todo o território indígena, inclusive na região atrás da sede do município de Marechal Thaumaturgo.

“O incêndio está muito grande na floresta. Do outro lado do rio, detectamos aproximadamente 300 héctares queimadas no Parque Nacional”, informou o liderança do povo Ashaninka.

As causas do incêndio podem ter sido motivadas por um produtor rural que ateou fogo em um roçado próximo a comunidade Yorenka Tasorentsi. Assim, a gestão municipal utilizou os meios de comunicação para alertar toda a população sobre os riscos das queimadas.

Segundo informações, o líder indígena buscou o apoio da Prefeitura Municipal, no qual foi disponibilizado um sobrevoo a ser realizado nos próximos dias, com a finalidade de observar a área afetada e prestar o devido auxílio aos produtores que perderam suas plantações.

Além disso, o Corpo de Bombeiros, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o Ministério do Meio Ambiente foram acionados para averiguar a situação.

- Publicidade -
Copiar
error: Alert: O conteúdo está protegido !!