23.1 C
Juruá
domingo, maio 26, 2024

Onda de calor: Acre pode ter sensação térmica de até 10ºC a mais, alerta Defesa Civil

Por Suene Almeida, do ContilNet.

- Publicidade -

A MetSul Meteorologia divulgou na noite deste domingo (17) a previsão de que o país será atingido por uma intensa onda de calor nos próximos dias. No Acre, a Defesa Civil alertou para a elevação da sensação térmica em até 10ºC.

Segundo o comunicado da MetSul, várias cidades brasileiras devem apresentar temperaturas acima dos 40º, tratando-se de uma situação de elevado perigo pela severidade do calor, com risco à vida.

Onda de calor atingirá todo o país. Foto: Juan Diaz/ContilNet

De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Rio Branco, tenente-coronel Claúdio Falcão, no Acre o calor poderá apresentar diversas consequências.

“Teremos temperaturas altas também, com sensação térmica bem elevada. Com isso poderemos ter consequências na saúde humana, de animais e na produção”, ressaltou.

Claudio Falcão disse, ainda, que a previsão nesta segunda-feira (18) é que os termômetros cheguem a 37ºC em Rio Branco. “Hoje, por exemplo, podemos chegar a 37ºC, porém a sensação térmica pode ser de até 10° a mais. Ficaria em 47ºC. Isso pode se repetir dia a dia.

Ele destaca, também, que algumas pessoas podem sentir mais o calor. “Temos pessoas de grupos mais sensíveis que vão sentir mais. O ideal é não se expor, não fazer exercício no momento de mais calor, se hidratar bastante, ter cuidado com o choque térmico e umidificar o local de dormir”.

- Publicidade -
Copiar