Ocean Conservancy é uma ONG que atua na defesa de rios e oceanos no mundo todo, e, na próxima quarta-feira (20), reunirá voluntários para coleta de lixo no território indígena Nukini, localizado no município de Mâncio Lima, interior do Acre.
Essa ação faz parte do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, que acontece anualmente em 150 países, no terceiro sábado do mês de setembro, desde 1997. Neste ano, foram escolhidos três estados brasileiros para receber a ação: Amazonas, Acre e Rio de Janeiro, onde a atividade se iniciou no último sábado (16).
Os voluntários incluem funcionários de uma empresa multinacional patrocinadora do evento, organizações governamentais e não governamentais, além dos próprios moradores das comunidades indígenas e ribeirinhas.
Katia Kalinowski, coordenadora de Estado da Ocean Conservancy, ressaltou que o objetivo principal, além de fazer a limpeza, é realizar uma conscientização sobre um dos grandes problemas da modernidade; o lixo nos mares e rios.
O material coletado é catalogado para a elaboração de fichas pela Ocean Conservancy, que analisa e envia o material à Comissão Intergovernamental Oceanográfica (IOC) da Organização das Nações Unidas (ONU). Depois dessa análise, os resíduos são descartados em locais adequados.
Segundo a ONG, a campanha visa manter o Tratado Marpol, convenção internacional que estabelece regras para a eliminação da poluição marinha, do qual o Brasil é signatário.